UFPB colabora com consulta nacional sobre promoção da saúde

ImprimirImprimir

Foi realizado no início deste mês, em Brasília, o seminário “Diálogo Estratégico para a preparação do Documento de Referência para a Renovação da Promoção da Saúde no Contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. O evento teve a participação do Coordenador do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) e representante da UFPB na Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde (ReBRAUPS) e na Rede Ibero-Americana de Universidades Promotoras da Saúde (RIUPS), José da Paz Oliveira Alvarenga. 

 

O seminário foi promovido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS). Teve como principal objetivo “catalisar ações para promover a renovação da promoção da saúde no contexto das novas narrativas que emergem da AGENDA 2030”.

 

Estiveram reunidos representantes de Organizações Internacionais (City University of New York School of Public Health, School of Social and Political Science/University of Edinburgh, School of Public Health/University of Toronto, Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales/Universidad de Chile); e membros de Organizações Nacionais a exemplo da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Grupo de Trabalho para a Sociedade Civil para a Agenda 2030, Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde, Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) e a Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde (ReBRAUPS), que contou com a participação de representantes das universidades de todas as regiões.

 

A OPAS/OMS está elaborando a Estratégia e Plano de Ação sobre Promoção da Saúde no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (2019-2030), a ser apresentada em 2019 para o Conselho Diretivo da OPAS/OMS.

 

Para apoiar este movimento, a Unidade de Promoção da Saúde e Determinantes Sociais da OPAS/OMS propôs a realização de uma coleta de informações sobre diferentes experiências dos países da Região das Américas, considerando quatro eixos: Entornos e Ação Local; Intersetorialidade, Determinantes Sociais da Saúde, Saúde em Todas as Políticas, Políticas Públicas; Participação Social e Comunitária; Sistemas e Serviços de Saúde.

 

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e as demais instituições representadas no evento estarão contribuindo com a Consulta Nacional, para o mapeamento das ações que vem sendo desenvolvido na perspectiva de contribuir para a renovação da promoção da saúde no contexto das novas narrativas que emergem da AGENDA 2030. 

 

Contatos pelo telefone: (83) 3216-7249.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria
Compartilhar: