UFPB concede título de Doutor Honoris Causa ao educador Dermeval Saviani

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) entregou o título Doutor Honoris Causa ao educador Dermeval Saviani, em solenidade ocorrida no final da tarde de 7 de novembro, no Auditório Milton Paiva, situado no prédio da Reitoria, campus I, em João Pessoa. O título, que é a mais alta honraria do mundo acadêmico, foi concedido por deliberação do Conselho Universitário em 29 de setembro.

Cerca de 70 pessoas estiveram presentes ao evento, entre alunos, técnico-administrativos e professores. Ao final, o homenageado proferiu conferência intitulada “Políticas Educacionais em Tempos de Golpe: retrocessos e resistências”.

A cerimônia foi presidida pela reitora da UFPB Margareth Diniz. Compuseram a mesa, o professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e proponente do título Jorge Fernando Hermida Aveiro, o presidente da Associação dos Docentes da UFPB (Adufpb) Marcelo Sitcovsky e o diretor do Centro de Educação (CE) Wilson Honorato Aragão. A Comissão de Honra foi integrada pelos docentes do CE Antônio Carlos Ferreira Pinheiro, Rita de Cássia Cavalcanti Porto, Severino Bezerra da Silva e a vice-diretora Swamy de Paula Lima Soares. O discurso panegírico (elogio formal) foi realizado pelo professor Jorge Aveiro.

O homenageado

Natural de Santo Antônio de Posse (SP), neto de imigrantes italianos e filho de trabalhadores rurais, que depois se transformaram em operários industriais, o professor Dermeval Saviani iniciou sua formação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Lá graduou-se em Filosofia e, posteriormente, cursou o doutorado em Filosofia da Educação.

É Professor Emérito da Universidade de Campinas (Unicamp), Pesquisador Emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenador-geral do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” da Unicamp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação, explorando, principalmente, os temas relativos à Educação Brasileira, sua história, a legislação do ensino e as políticas educacionais.

Ele tem exercido incontestável influência na formação de educadores das universidades brasileiras, comprometidos com a defesa da democracia da educação, através dos postulados da sua Pedagogia Histórico-Crítica, que considera o conhecimento e o saber escolar como patrimônio da humanidade à serviço da sua própria emancipação.

Em sua trajetória como filósofo e educador e com 73 anos de idade, Saviani acumula reconhecimentos, como a “Medalha de Honra ao Mérito Educacional” do Ministério da Educação (1994), o “Prêmio Zeferino Vaz de Produção Científica” (1997) e três prêmios "Jabuti” (1º lugar em 2008 e 2° lugar em 2014 e em 2016). O conjunto da sua produção literária reúne cerca de 20 obras escritas individualmente e com outros autores.

ACS | Pedro Paz, com informações e fotografia do Cerimonial da UFPB.