UFPB concede título de Dr. Honoris Causa a Almir Laureano

“Paladino da cultura da paz.” Foi assim que a professora Neide Mielli, incumbida de fazer o discurso de saudação ao homenageado, definiu o novo Dr. Honoris Causa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Almir Laureano dos Santos.

Propositura do Diretor do Centro de Educação, professor Wilson Aragão, o título honorífico foi aprovado unanimemente pelo Conselho Universitário (Consuni), através da Resolução n° 30/2013, que justifica a homenagem “pelo trabalho social, humano, solidário e fraterno que Almir Laureano há anos desenvolve no Brasil, como um dos Coordenadores Nacionais do Movpaz – Movimento Internacional pela Paz e Não-Violência, fundador e Coordenador da Rede Desarma Brasil, e Vice-Presidente do Conselho Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.”

A solenidade ocorreu na noite desta segunda-feira (16)  no Auditório da Reitoria, sendo presidida pelo Vice-Reitor da UFPB, Eduardo Rabenhorst, tendo como componentes da mesa dirigente dos trabalhos o Procurador do Tribunal de Contas da União na Paraíba, Rainério Rodrigues, o Procurador do Ministério Público do Estado da Paraíba, José Raimundo de Lima, do Representante da Federação Espírita Paraibana, Marcos Lima, e do Grão-mestre da Potência Maçonica Grande Oriente do Brasil, Aderaldo Pereira.

Almir Laureano

Sob aplausos de um auditório repleto de autoridades e amigos, o novo Dr. Honoris Causa da UFPB disse que sua riqueza é a amizade que construiu ao longo do anos, propugnando por uma  educação de paz no país, pois “a educação não é um caminho; a educação é o caminho”, sentenciou.

Almir Laureano é paraibano, conferencista, consultor com formação profissional na área de vendas, treinamento e sistema de qualidade ISSO 9002, autodidata em Ciências Humanas, além de coordenar o Movpaz na Paraíba e no âmbito nacional, é o atual Vice-Presidente do Conselho Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Coordenador Nacional da Rede Desarma Brasil.

A sua trajetória registra mais de 1900 palestras realizadas em todo o Brasil nas áreas de Humanas, - Evolução do Pensamento humano, Desenvolvimento da Consciência e Cultura de Paz e Não-Violência.

ASCOM – Reitoria (Fernando Caldeira/Jéssica Azevedo-estagiária)