UFPB concede título de professora emérita a Cleonice Camino

A docente Cleonice Pereira dos Santos Camino recebeu ontem, 4 de outubro, o título de Professora Emérita da Universidade Federal da Paraíba. A solenidade aconteceu no início da noite, diante de uma platéia repleta de amigos, familiares, colegas e admiradores, no auditorio da reitoria, no campus I da UFPB.

Presidindo a cerimônia, a reitora da UFPB Margareth Diniz conferiu a honraria, concedida pela resolução 51/2011 do Conselho Universitário. Participaram da mesa os professores do Departamento de Psicologia Cícero Pereira, Nelson Torro e Júlio Rique, e a presidente da Associação dos Docentes da UFPB Terezinha Diniz.

A homenageada é graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1965), mestre e doutora em Psicologia pela Université Catholique de Louvain (1969/1979).

É docente, pesquisadora e orientadora na graduação e pós-graduação há mais de 40 anos. Atua na área de Desenvolvimento Humano, com ênfase em Desenvolvimento Sócio-Moral, especialmente nos temas: Direitos Humanos, Empatia, Moral, Técnicas de socialização e Perdão.

Mesmo tendo aposentado-se em 1994, Cleonice Camino continua prestando relevantes serviços ao Departamento de Psicologia (DPSI) do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFPB), do qual é fundadora e onde exerceu a chefia (1984-85) e a sub-chefia (1970-72).

Além disso, a professora foi vice-coordenadora do Mestrado (1988-91) e, no período de 1987-88, foi representante do CCHLA no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), exercendo a presidência da primeira câmara por um ano. Cleonice Camino também presidiu a Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento no período 2012-14.

ACS | Rita Ferreira