UFPB concede título honoris causa a ministro do STJ

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) concedeu ontem, 11 de agosto, o título de Doutor Honoris Causa a Herman Benjamin, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e também corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recentemente eleito.

Ao receber, da reitora Margareth Diniz, a mais importante honraria do mundo acadêmico, o ministro declarou que o título é, para ele, de especial valor, uma vez que construiu sua carreira por meio das oportunidades dadas pela Educação.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades na Faculdade de Direito, no centro de João Pessoa, depois da reinauguração do prédio. A edificação histórica foi devolvida à sociedade após reformas conduzidas pelo Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFPB). “A reinauguração resgata a história e as raízes dos cursos de Direito na Paraíba, essenciais para o aprimoramento da democracia em nosso Estado e no País, tendo como exemplo inspirador o ministro Herman Benjamin”, declarou a reitora na cerimônia.

Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin é paraibano, natural de Catolé do Rocha, onde cursou a educação básica. Formado em Direito pela UFRJ, tornou-se mestre pela University of Illinois e doutor pela UFRS. Foi professor, integrou o Ministério Público de São Paulo e exerceu cargos de promotor e procurador de Justiça. Colaborou ativamente na construção do projeto de lei que resultou no Código de Defesa do Consumidor. É jurista militante na área do Direito Ambiental.

Após a cerimônia na Faculdade de Direito, o ministro recebeu, no Palácio da Redenção, a Medalha de Mérito Governador Antônio Mariz. A honraria é concedida pelo governador do Estado a personalidades que tenham se distinguido por sua contribuição ao desenvolvimento da Paraíba.

Rita Ferreira, com fotografias de Oriel Farias | ACS