A Rede tem como propósito estabelecer uma interação social de relacionamento e cooperação entre os estudantes com deficiência visual da Universidade
O Projeto de Pesquisa “A Inclusão Digital para Deficientes Visuais no Setor Braille da Biblioteca Central da UFPB” teve a iniciativa de criar a Rede Colaborativa para Deficientes Visuais da Universidade Federal da Paraíba. A Rede possui financiamento do CNPq e é coordenado pelo professor Júlio Afonso Sá de Pinho Neto (DECOM/UFPB), com a participação dos alunos bolsistas Andreonni Di Lorenzo e Hanna Pachu.
A apresentação oficial da Rede foi realizada na segunda-feira (1º), no Núcleo de Educação Especial (Nedesp). Compareceram integrantes do Comitê de Acessibilidade da UFPB, presidido pela professora Andreza Polia; e do Nedesp, coordenado pela professora Adriana de Andrade Barbosa (CE/UPFB).
A iniciativa tem como propósito estabelecer uma rede social de relacionamento e cooperação entre os alunos com deficiência visual da UFPB. Trata-se, também, de um importante meio capaz de fomentar a criação de uma comunidade, contribuindo assim, para que esse público seja capaz de reivindicar coletivamente seus direitos, expressar suas opiniões e participar na elaboração de políticas inclusivas.
Esta experiência visa, também, estabelecer uma via de mão dupla, capaz de fazer com que o Comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB, o Setor Braille da Biblioteca Central e o Núcleo de Educação Especial conheçam as principais demandas e necessidades de informação desse perfil de alunos da UFPB.
A comunidade universitária está convidada, então, a conhecer o site e divulgá-lo, deixando também suas impressões e sugestões: www.ce.ufpb.br/nedesp.
Mais informações pelos telefones: (83) 3216-7185 e 3216-7444.