O e-GEINCOS será realizado nos dias 24, 25 e 26 de julho, no Campus I; as inscrições estão abertas até o dia 25 de maio para o envio de trabalhos
O campus I da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, vai sediar o III Seminário “A Responsabilidade Ético-Social das Universidades Públicas e a Educação da População Negra” (e-GEINCOS). A finalidade do evento é discutir e refletir sobre o tema “O Estado Brasileiro e a igualdade de direitos: desafios para além das ações afirmativas”.
O e-GEINCOS será realizado nos dias 24, 25 e 26 de julho. As inscrições estão abertas até o dia 25 de maio para o envio de trabalhos e até o dia 12 de julho para aqueles que não forem apresentar trabalhos.
Inscrições podem ser feitas no endereço: http://www.sistemaandrade.com.br/sisevento2/geincos.hp.
Segundo os organizadores do evento, a “responsabilidade ético-social para com a educação da população negra exige um compromisso de toda população brasileira, porquanto o preconceito, a discriminação e o racismo fazem parte das relações sociais entre brancos e negros, tendo apenas modificado os mecanismos e as formas de expressá-los. Esses problemas contribuem para a má formação de professores/as que, por não reconhecerem a história da cultura negra e sua contribuição na formação da sociedade brasileira, influenciam fortemente a ideologia da superioridade de brancos em detrimento de negros”.
E acrescentam: “O acesso e a permanência de negros nas universidades públicas é uma questão de responsabilidade ético-social do Estado Brasileiro, sobretudo, no que diz respeito à busca de soluções para resolver os principais problemas que atingem historicamente essa população. Nesse sentido, é que será realizado o Seminário - A Responsabilidade Ético-Social das Universidades Públicas e a Educação da População Negra”.
Com esse Seminário fica reconhecida a necessidade da UFPB ampliar as discussões sobre responsabilidade ético-social das universidades públicas voltada para a educação da população negra, com vistas a promover debates e possibilitar reflexões aprofundadas sobre o acesso e a permanência de negros/as para além das Políticas de Ações Afirmativas.
Trabalhos
As normas para apresentação de trabalhos preveem: Artigo científico - texto completo entre 10 e 15 páginas, com referências; Seguir ABNT de artigo de periódico NBR 6022:2003; Relato de experiência: texto completo entre 8 e 10 páginas, com referências de acordo com a ABNT 6023:2002.
As normas editoriais fixam: Os artigos científicos e relatos de experiência (Comunicações Orais) serão recebidos apenas via e-mail, anexado à Ficha de Inscrição e a folha de apresentação do trabalho.