UFPB debate sobre os estudos de Claude Lefort e a Democracia

ImprimirImprimir

O evento está programado para se realizar nesta terça-feira (26), a partir das nove horas, no auditório da Central de Aulas, Campus I, em João Pessoa

 

O Centro Brasileiro de Estudos Sociais e Políticos (CEBESP), o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (PPGDH), Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos do Centro de Ciências Humanas e Letras (NCDH-CCHLA) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vão promover um debate sobre “Claude Lefort e a Democracia”.

 

O evento está programado para se realizar nesta terça-feira (26), a partir das 9h, no auditório da Central de Aulas. A coordenação do evento é de Gustavo Batista do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ-UFPB); os expositores serão Luciano Oliveira da Universidade Federal de Pernambuco  (UFPE) e Jaldes Meneses (UFPB); debatedores: Rubens Pinto Lyra e Giuseppe Tosi (NCDH-URPB). De acordo com informações dos organizadores, o evento será aberto ao publico em geral.

Claude Lefort

Nascido em 1924 e falecido em 2010, o filósofo francês Claude Lefort teve uma significativa audiência no Brasil na década de 80 do século que passou – sobretudo na sua primeira metade. Seu livro mais conhecido, A Invenção Democrática – Os limites da dominação totalitária, foi aqui traduzido e muito lido nesses anos. O livro do filósofo francês situa a democracia entre o Antigo Regime e o Estado totalitário. Vivia-se o processo de “abertura” política do general Figueiredo e os temas da democracia e dos direitos humanos, nele tratados, favoreceram a acolhida que teve.

 

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias
Compartilhar: