UFPB discute criação de Centro de Cuidados Paliativos do Nordeste

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deve disponibilizar, em breve, um novo curso de especialização, voltado à reabilitação oral de pacientes com câncer, associado à implementação do primeiro Centro de Cuidados Paliativos do Nordeste.

A intenção foi discutida com a reitora Margareth Diniz, em reunião ocorrida em seu gabinete na última quinta-feira, 2 de junho. Participaram do encontro academico-científico os professores Heloísa Helena Pinho Veloso, do Departamento de Odontologia Restauradora da UFPB; Dailton Alencar Lucas de Lacerda, do Departamento de Fisioterapia da UFPB; José Manuel Peixoto Caldas, do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto (Portugal); e José Antonio Rodrigues da Silva, coordenador da Assessoria para Assuntos Internacionais da UFPB.

Foi acordada a criação do Curso de Especialização em Cuidados Paliativos e Bioética, em associação com a Escola do Grupo Hospitalar da Conceição (GHC) de Porto Alegre (RS), com fins à implantação do 1º Centro de Cuidados Paliativos do Nordeste, no âmbito do Programa Endodontia e Reabilitação Oral (ERO): Reconstrução de Projeto de Vida do Paciente com Câncer.

A professora Heloísa Helena é coordenadora do Programa ERO e também líder da Odontologia do Iberoamerican Observatory of Health and Citizenship/Universidade do Porto. Na ocasião, o professor José Caldas, que é diretor do Iberoamerican Observatory, foi convidado a colaborar no projeto na condição de Professor Visitante Internacional.

Rita Ferreira com Assessoria | Foto de Oriel Farias