UFPB e MEC lançam coleção “ECA nas Escolas” nesta 5ª feira

Lançamento será em Brasília, durante programação do Fórum Mundial de Direitos Humanos; coletânea é organizada por professoras da UFPB e de todo o país

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC) lançam a coleção de livros “O ECA nas Escolas”, com quatro volumes: “Perspectivas interdisciplinares”, “Reflexões sobre seus 20 anos”, “Experiências universitárias” e “Construindo possibilidades de promoção dos direitos de crianças e adolescentes”. O lançamento, que integrará a programação da atividade autogestionada do Fórum Mundial de Direitos Humanos, ocorre nesta quinta-feira (12), às 17h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.

A coletânea é organizada pelas professoras Adelaide Alves Dias, Ivanilda Matias Gentle, Lúcia de Fátima Guerra Ferreira, Luciana Calisse, Maria de Nazaré Tavares Zenaide e Rosa Maria Godoy Silveira. Publicado pela Editora Universitária da UFPB, como resultado do projeto “Reflexões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na perspectiva da implementação da Lei n° 11.525/2007”.

De acordo com Lúcia Guerra, a coleção é um estudo sobre a reflexão do ECA, com artigos produzidos por diversos autores no Brasil. “Dois desses volumes (2 e 3) foram coordenados pela Universidade Federal da Paraíba com a ajuda de estudiosos da área em todo o país. Já os volumes 1 e 4 foram produtos da UFPB, como a parceria de professores e estudantes da pós-graduação com a Rede Pública de Ensino, para identificar se as escolas estão cumprindo a lei que abrange o ECA”, ressaltou.

A Lei nº 11.525/2007 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), determinando a inclusão obrigatória, no currículo do Ensino Fundamental, de conteúdos que tratem dos direitos das crianças e adolescentes, tendo o ECA como diretriz. Segundo a proposta, a ideia não é criar uma nova disciplina, e sim trabalhar a questão nas disciplinas que já existem, tornando o Estatuto presente no dia a dia da escola.

Mais informações através do telefone (83)3216-7468.

Agência de Notícias da UFPB - Ítalo Rômany (estagiário)