UFPB e Ministério da Pesca assinam Protocolo de Intenções

O Ministro da Pesca, Marcelo Crivela e a Reitora da UFPB, Margareth Diniz assinaram o Protocolo de Intenções que irá promover projetos de expansão da criação do camarão Vanamei e da criação de peixes em cativeiro na Paraíba.

A assinatura do Protocolo aconteceu nesta sexta-feira (31) no auditório do CCJ em João Pessoa. O Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (Idep) ficará responsável pela execução do projeto de análise sócio-econômico-ambiental na atividade da pesca artesanal e o Hospital Universitário Lauro Wanderlei (HULW) ficará responsável pelo acompanhamento odontológico e oftalmológico dos pescadores.

Momentos antes da assinatura, Margareth Diniz e o Vice-Reitor Eduardo Rabenhorst e o presidente do Idep/UFPB Inácio Tavares, receberam o Ministro acompanhado do Vice-Goverandor, Rômulo Gouveia, e demais assessores, na Reitoria. Em seguida todos se dirigiram ao auditório do Centro e Ciências Jurídicas para a solenidade.

Em seu discurso o ministro Crivela falou que se sentia honrado em estar presente na assinatura do Protocolo de Intenções com a UFPB e também pelo lançamento do Plano Safra no Estado. Falou também da angústia que o pescador vive entre os custos do seu trabalho e o valor do pescado que “muitas vezes não compensa. Este momento é muito importante para o Ministério da Pesca e para a Universidade em aproximar a academia no auxílio aos trabalhadores em pesca, e o Governo Federal está pronto nesta parceria para valorizar o potencial pesqueiro na Paraíba”, disse.

Margareth Diniz agradeceu a todos os presentes, prefeitos, deputados, senadores, presidentes de cooperativas e pescadores. “A UFPB juntamente com o nosso Instituto de Desenvolvimento, estará sempre presente para apoiar ações que promovam o desenvolvimento da Paraíba. A UFPB na sua missão no ensino, na pesquisa e na extensão, vai contribuir com o desenvolvimento da pesca no nosso Estado e o Idep é parceiro de cada município na promoção desse desenvolvimento”, afirmou.

O deputado Hugo Mota, um dos responsáveis pelo Projeto que a Idep/UFPB e o HULW vão executar, disse que com a assinatura do Protocolo, “a Instituição está dando um passo largo na valorização e no desenvolvimento da pesca na Paraíba. O camarão Vanamei é viável e pode ser produzido em grande escala principalmente no semi-árido. Encontramos no Idep e na UFPB o respaldo técnico para a execução desse projeto. Acredito que teremos uma nova perspectiva no cenário da Carcinicultura nacional”, afirmou.

Durante a solenidade foram entregues cheques do Plano Safra aos representantes de Cooperativas pesqueiras cuja verba será dividida entre os pescadores.

Ascom - Bob Vagner c/ fotos de Oriel Farias