UFPB e Prefeitura de João Pessoa assinam protocolo de intenções para realocação do Horto Municipal

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), representada pela reitora Margareth Diniz, assinou protocolo de intenções com a Prefeitura de João Pessoa, visando a transferência do Horto Municipal para uma área do Núcleo de Processamento de Alimentos (Nupa/UFPB) situada na Unidade de Mangabeira.

A celebração do instrumento aconteceu na manhã de 5 de junho, data que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, na presença de gestores do governo municipal e da UFPB, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), local que atualmente abriga o horto.

Para a reitora da UFPB, a importância do compromisso está na incorporação de mais um espaço para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão universitária, colaborando para a qualificação dos profissionais que a instituição entrega ao mercado de trabalho. “É por meio de ações como essa que a UFPB chega à sociedade”, completou Margareth Diniz.

Projetos - O projeto de realocação do Horto Municipal foi articulado pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). “Visualizamos que a oportunidade da parceria beneficiará não apenas a comunidade universitária e a gestão municipal, mas principalmente a cidade de João Pessoa”, explicou o pró-reitor Orlando Villar.

A prefeitura, conforme informou o secretário de meio ambiente Abelardo Jurema Neto, tem um projeto de requalificação para a Bica, de modo que a transferência do Horto Municipal ocorre em momento oportuno e para um espaço mais adequado. Na área pertencente ao Nupa/UFPB, o município propõe-se a investir na reforma de dois galpões e na construção de instalações administrativas, oficinas e de viveiros para reprodução de mudas.

ACS | Rita Ferreira, com informações e fotografia de Lis Lemos