UFPB e Sebrae assinam convênio Empreendedorismo e Inovação

A assinatura do convênio aconteceu durante o Fórum Estratégico do Sebrae-PB, na manhã desta quarta-feira (27), em João Pessoa.

O convênio tem como objetivo estimular e promover a disseminação de oferta de educação empreendedora. O projeto inscrito foi do Centro de Tecnologia da UFPB com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Prac), pois se trata de um projeto de extensão universitária. Caberá ao Sebrae fornecer as condições para a implantação do empreendedorismo e inovação, nos cursos de Graduação, indicando metodologia de aplicação, fornecendo material didático e capacitando professores. Além da UFPB, o convênio foi assinado também com a UFCG e a UEPB.

Após a assinatura, a professora Margareth Diniz fez um breve discurso e disse que “é uma grande satisfação para a Universidade Federal da Paraíba ser parceira do Sebrae. Essa ação irá engrandecer nossos alunos na Paraíba. Esse convênio vai atingir mais de 600 alunos de diversos cursos de graduação no próximo ano”, destacou.

Para Orlando Vilar, Pró-Reitor de Assuntos Comunitários, “a assinatura de um convênio envolvendo as 3 universidades do nosso Estado e o Sebrae significa um grande passo, não só para o ensino superior, mas para o desenvolvimento da Paraíba.”

O CONVÊNIO

O Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba, em agosto de 2013, concorreu ao Edital de Chamada Pública Sebrae Nacional – UCE 001/2013 - Educação Empreendedora nas Instituições de Ensino Superior e ganhou, apresentando o projeto intitulado “Empreendorismo e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável” através da Pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários – Prac/UFPB.

O projeto apresenta como objetivo “Promover a cultura e a formação do empreendedorismo inovador entre professores, alunos, técnicos da UFPB e de diferentes setores da sociedade, a fim de avançar na competitividade da região Nordeste, na criação de riquezas e na busca da equidade social com respeito ao meio ambiente.

A proposta é dar oportunidade aos alunos de todos os cursos de graduação do Centro de Tecnologia, a aquisição de conhecimentos na área de empreendedorismo e inovação, escolher uma área de seu interesse e a possibilidade de desenvolver a visão empreendedora, para que o aluno possa combinar o seu trabalho acadêmico com a ideia de criação e /ou gestão de empresa, preferencialmente de base tecnológica.

Os produtos a serem desenvolvidos com recursos financeiros e econômicos do projeto são:

a) Capacitação de vinte e seis Professores do Centro de Tecnologia na metodologia Sebrae de Empreendedorismo, formando Multiplicadores para oferecer a disciplina Empreendedorismo;

b) Oferta da Disciplina de Empreendedorismo e Inovação a 600 alunos de Graduação de todos os cursos de graduação do Centro de Tecnologia ao longo de quatro períodos letivos (a partir 2014.1 até 2015.2),

c) Promoção da participação de alunos do Centro de Tecnologia no Desafio Universitário Empreendedor e,

d) Implementação de um Curso de Pós-graduação em Empreendedorismo e Inovação com uma oferta de quarenta (40) vagas a ser oferecido pelo Departamento de Engenharia de Produção.

Ascom Reitoria - Bob Vagner