A secretária executiva de Gestão Pedagógica da Educação da Paraíba, Roziane Marinho, esteve na manhã desta segunda-feira (9), em reunião com a reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, e com a pró-reitora de graduação, Ariane Sá.
O encontro serviu para reafimar os convênios entre a universidade e o Governo do Estado. Entre eles está o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) que ano passado, através dessa parceria, formou cerca de 8 mil professores.
Outro convênio que vem dando muitos resultados é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.
Segundo Roziane Marinho, a implantação desses programas com o apoio da UFPB ajuda a repensar e melhorar ainda mais o ensino na Paraíba.
Já para a professora Ariane Sá “é importante esse trabalho conjunto com a as secretaria de educação para ampliar as perspectivas pedagógicas de integração entre universidade e escolas da rede pública.”