UFPB e Universidade do Porto devem criar doutorado em parceria

Professores da Universidade do Porto (UP) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) reuniram-se, na manhã dessa quinta (16), para apresentar à reitora Margareth Diniz e à vice-reitora Bernardina Freire uma proposta de criação, em parceria entre as instituições, de um Doutorado em Saúde Pública Global.

O professor da UP José Manuel Peixoto Caldas (à esquerda na foto) afirmou que o projeto já se encontra na Capes e a expectativa é que as inscrições para formação da primeira turma sejam abertas no segundo semestre de 2018. Serão ofertadas 20 vagas e poderão concorrer profissionais das áreas de Saúde, Direito e Ciências Sociais.

“Teremos duas linhas de concentração, uma em cuidados paliativos e bioética e outra em gestão e planejamento em saúde pública internacional”, explicou. O professor relatou ainda que o curso prevê mobilidade docente e discente entre as instituições. O diploma será expedido com as chancelas da UFPB e da UP.

O médico e coordenador do Serviço de Atendimento Especializado Materno Infantil do Hospital Universitário Lauro Wanderley (SAE-HULW), Otávio Pinho, afirmou que a ideia de um doutorado em parceria com a Universidade do Porto vem sendo construída desde 2012. “As conversas foram avançando e pretendemos oferecer um programa interdisciplinar. Também temos a perspectiva de expandir a parceria para outras universidades europeias”, explicou.

No Brasil, o doutorado terá ainda como parceiros a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade de São Paulo (USP) e o Grupo Hospitalar Conceição, uma rede pública de hospitais e postos de saúde de Porto Alegre, representado na reunião pela professora Luciana Campos.

ACS | Lis Lemos