UFPB: educação como inclusor social

A Universidade Federal da Paraíba, através do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE/UFPB) promove inclusão social/educacional, na medida em que realiza cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 13 cidades do vale do Mamanguape, exclusivamente para alunos da rede pública do ensino médio da Paraíba, e eventualmente de outros Estados.

Os objetivos do curso são proporcionar a aprendizagem dos conhecimentos exigidos no Enem, preparar o alunado do Vale do Mamanguape e do Brejo Paraibano para disputar, em igualdade de condições, as vagas oferecidas pela UFPB para os cursos de graduação do Campus IV, e incentivar alunos de graduação e de pós-graduação para a atividade de docência.

O curso, totalmente gratuito, foi inciado em julho com término agora em outubro, mês da prova do Enem, conta com uma equipe de sete professores que dão suporte às atividades pedagógicas e 55 alunos bolsistas da UFPB em estágio de docência, que ministram as aulas para 1.200 de vários municípios daquela região.

Bizurada

A propósito, o curso fará uma bizurada final no dia 20 de outubro no ginásio do Instituto Moderno na cidade de Mamanguape de 8h às 16h e, para participar basta levar dois quilos de alimento não perecível. Na ocasião também serão premiados os melhores classificados do simulado realizado no dia 29 de setembro em Mamanguape e Rio Tinto.

O professor Lusival Antônio Barcelos, coordenador geral, revelou que o cursinho está presente nas cidades de Baía da Traição, Marcação, Rio Tinto, Mamanguape, Capim, Cuité de Mamanguape, Araçagi, Itapororoca, Lagoa de Dentro, Jacaraú, Pedro Régis, Curral de Cima e Mataraca e, em 2012, aprovou 1.100 alunos para cursos de graduação da UFPB. “Tem dessas cidades que, antes do cursinho, tinha 5 estudantes universitários, e hoje tem 200”, revelou dando extensão à inclusão social/educacional que o projeto proporciona.

Ascom - Reitoria(Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo - estagiária)