O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) elegeu o novo Ouvidor da instituição nesta quinta-feira (28), em reunião no Auditório da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (Sods), no prédio da reitoria, no campus-sede, em João Pessoa.
A servidora técnico-administrativa Bárbara Ferreira, chefe do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan), foi eleita com 31 votos. Ela concorreu com o também técnico-administrativo e atual Ouvidor da UFPB Sonival Tadeu.
De acordo com a Sods, o mandato terá início ainda neste mês, a partir da publicação do ato administrativo oficial designando a servidora ao cargo. O mandato será de dois anos, permitida uma única recondução para o mandato consecutivo. A função do Ouvidor é promover a defesa dos direitos de servidores, estudantes e da comunidade em geral nas relações com a instituição.
Bárbara Ferreira é assistente em Administração na UFPB desde 2013. Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em Direito Civil Constitucional pela UFPB, também é pesquisadora no Grupo de Pesquisa Análise das Estruturas de Violência e Direito, na linha de pesquisa Crime Organizado e Terrorismo.
Com o projeto denominado “Ouvidoria de valor – escuta ativa e gestão transparente”, a nova Ouvidora da UFPB pretende empreender escuta ativa e gestão transparente.
“Elaborei um plano de ação. A ideia é realizar um diagnóstico e planejamento do plano de trabalho e fluxo de atendimento, reestruturar o relatório de gestão, otimizar o uso de recursos tecnológicos para o atendimento e fluxo de trabalho, desenvolver os canais de atendimento, promover formação continuada da equipe, implementar programa de estágio e nos aproximar dos outros campi”, adiantou.