O Grupo de Estudo e Pesquisas em Audição, Equilíbrio e Zumbido (GEPAEZ), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia (PPGFON) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), concluiu entrega, neste mês de outubro, de 22 aparelhos auditivos para pacientes atendidos pelo projeto de extensão “Atendimento e avaliação transdisciplinar de paciente com zumbido”.
Os dispositivos eletrônicos foram doados pela empresa de reabilitação auditiva Menthel e permitirão o aumento da capacidade auditiva dos voluntários e o tratamento do zumbido. “Esta é mais uma parceria com a Menthel. Começamos a entrega em agosto. Estamos realizando um estudo longitudinal para verificar a eficácia dos aparelhos para o tratamento de zumbido. Os pacientes serão acompanhados por pelo menos 12 meses e farão terapia sonora para diminuir o incômodo”, explica Marine Raquel Rosa, coordenadora do GEPAEZ.
Na imagem acima, registro da entrega do aparelho a paciente. A maioria deles é de baixa renda.
O zumbido no ouvido é uma condição caracterizada pela audição de um som constante ou que vai e volta, sem ter nenhuma relação de causa e efeito com o ambiente. Atinge cerca de 278 milhões de pessoas no mundo, das quais 28 milhões vivem no Brasil, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).