UFPB estabelece primeira cotutela de tese com a Universidad Nacional del Sur

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estabeleceu sua primeira cotutela de tese com a Universidad Nacional del Sur (UNS), sediada em Bahía Blanca, na Argentina. Durante 18 meses, a partir de março do próximo ano, o estudante Caio Vinícius de Lima, do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPB, dará continuidade, na instituição argentina, ao seu projeto de pesquisa intitulado “Desenvolvimento de eletrodos de pasta de carbono modificados com Mn-Porfirinas como sensores biomiméticos para a detecção de H2O2”.

Acordo acadêmico assinado em janeiro de 2014, entre as duas universidades, permitiu a celebração deste termo específico de cotutela. As etapas para abertura de processo administrativo, na UFPB, para a realização de doutoramento em regime de cotutela de tese estão disponíveis neste link da página da Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI/UFPB).

Parceria consolidada

A cooperação entre a UFPB e a UNS, na área de Química, existe há quase 15 anos, envolvendo cerca de 30 alunos e mais de 30 trabalhos produzidos. Nesse intervalo de tempo, foram desenvolvidos diversos projetos bilaterais com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

“Houve várias missões de estudo também. Neste momento, na UFPB, há uma aluna da UNS fazendo doutorado sanduíche conosco. Mas esta é a primeira cotutela de tese entre as duas instituições. Ao final do curso, depois da aprovação da tese, Caio Vinícius de Lima obterá dupla titulação”, explicou Júlio Santos Rebouças, orientador do estudante na UFPB.

Interessado em pesquisas sobre produtos agropecuários, como a carne vermelha, mel e chás, o docente da UNS Marcelo Fabián Pistonesi será o orientador do aluno na Argentina. Essa não é a sua primeira contribuição para a universidade. Pistonesi ministrou disciplina no semestre passado e proferiu palestra sobre seus estudos, há cerca de 15 dias, no Programa de Pós-Graduação em Química da UFPB. “O mercado agrícola é muito importante para o meu país, principalmente o controle de qualidade de seus produtos”, conta o pesquisador.

Na oportunidade da sua última visita à UFPB, o docente foi recebido no gabinete da Reitoria, no campus I, em João Pessoa. No registro fotográfico, da esquerda para direita, o professor Júlio Rebouças, a reitora Margareth Diniz, o professor argentino Marcelo Pistonesi, a pró-reitora de planejamento Elizete Ventura e o chefe de gabinete Raimundo Barroso Jr, após reunião ocorrida na manhã do dia 27 de agosto.

ACS | Pedro Paz