UFPB estuda parceria para gerenciamento do consumo de energia

O professor de engenharia elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Edmar Candeia Gurjão esteve no gabinete da reitoria da UFPB, em 14 de setembro, para apresentar proposta de parceria no projeto “Gerência Inteligente do Consumo de Energia”.

De acordo com Gurjão, o projeto está em fase inicial de aplicação na UFCG, onde medidores de energia elétrica estão sendo instalados em alguns edifícios, para serem monitorados em uma central. Além de conhecer dados relativos ao consumo de cada unidade, a expectativa é a automatização do sistema, por meio de software específico, que permitirá, por exemplo, desligar as lâmpadas em salas vazias ou controlar o uso de equipamentos, como os de ar condicionado.

“A ideia é buscar a eficiência e uma melhor gestão da energia elétrica em nossas universidades”, explicou o autor do projeto, que hoje é realizado em cooperação com uma organização alemã. A preocupação do professor é poder replicar, no Brasil, a tecnologia criada por ele, revertendo em benefício das organizações públicas. A proposta de parceria com a UFPB é para o desenvolvimento conjunto de uma solução de computação em cluster, afinada com o projeto.

O assunto foi tratado com a reitora Margareth Diniz, o chefe de gabinete Raimundo Barroso Jr, o prefeito universitário João Marcelo Alves e o vice-diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) Euler Macedo. A Prefeitura Universitária apresentou seu projeto-piloto de instalação de medidores no campus I e o CEAR informou sobre suas pesquisas em andamento na mesma área, ambos em consonância com a proposta de Edmar Gurjão, que deve ser formalizada à UFPB nos próximos dias.

Participaram, ainda, da reunião, o vice-diretor Alexandre Scaicco e o professor Joelson Nogueira, ambos do campus Litoral Norte.

ACS | Rita Ferreira