UFPB fica entre os finalistas no Prêmio Santander Universidades 2015

Um dos projetos desenvolvidos por estudantes e professores do Curso de Engenharia Elétrica da UFPB ficou entre os finalistas no Prêmio Santander Universidades desse ano, na categoria Ciência e Inovação. Foram mais de 25 mil trabalhos submetidos só nessa categoria.

O projeto trata-se de um analisador de misturas para o processo em laboratório em diversos segmentos, como por exemplo, no controle da fabricação de açúcar, álcool e biodiesel.

A vitória foi recebida pelo coordenador do projeto, professor Francisco Antônio, como um reconhecimento merecido de um trabalho desenvolvido ao longo de mais de 20 anos. “Foi com esse projeto, em 1982, que nós conquistamos a segunda patente da UFPB e ao longo do tempo temos conquistados tantos outros prêmios, como o INOVA e o Petrobras Tecnologia. Porém essa vitória é especial, pois concorremos com o projeto completo e não com partes dele.”

Ainda de acordo com o coordenador, o projeto hoje possui tecnologia suficiente para atender as necessidades e perspectivas da indústria.

Para a reitora Margareth Diniz, o aperfeiçoamento das pesquisas é importante e necessário para a universidade e para a sociedade.  “É um orgulho para nós que fazemos a UFPB estar entre os finalistas de Prêmios tão importantes como esse do Santander, principalmente, porque é um projeto antigo que temos aqui na universidade, mas que se supera a cada ano, acompanha o avanço tecnológico e se destaca no mercado”, completou a reitora.

Ascom UFPB - Débora Freire