UFPB firma convênio com Universidade do Porto em Portugal

É resultado da viagem realizada recentemente pelo Diretor Assistencial do Hospital Universitário Lauro Wanderley, Otávio Soares de Pinho Neto

Prof. Dr. José Manoel Peixoto Caldas / O Reitor José Marques dos Santos / Dr. Otávio Soares / e o Vice-Reitor Antônio Marques Retorna de Portugal o Diretor Assistencial do Hospital Universitário Lauro Wanderley da UFPB, Otávio Soares de Pinho Neto. Em sua viagem com duração de sete dias (17 a 23 de março) à Universidade do Porto como representante da UFPB, Otávio Neto conheceu o funcionamento de diversos setores da instituição, entre eles a Faculdade de Medicina, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Reitoria e demais centros de investigação associados a estas unidades, e também fechou convênio entre as duas instituições para a implantação do Mestrado de Educação em Saúde.

Esse Mestrado será semipresencial e se realizará em cima de uma plataforma de educação a distância. Trata-se de um curso organizado pelo Hospital Lauro Wanderley (HULW), pelo Instituto de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (ISPUP/FMUP) e pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP). Visa propiciar formação numa área estratégica no domínio da educação em saúde contribuindo para a formação contínua de nível avançado a profissionais de saúde de forma multidisciplinar e inovadora, atendendo ao fato de ser desenvolvido em parceria pelas três unidades.

O objetivo desse Mestrado é o de permitir aos profissionais de saúde adquirir os conhecimentos, atitudes e aptidões necessárias para intervir com elevado nível técnico e científico, potencializando o interesse e a capacidade de investigação nesta especialidade.

Destina-se a graduados, com experiência nas diversas áreas da saúde: médicos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, sociólogos da saúde, técnicos de diagnóstico e terapêutica, entre outros.

Doutor Otávio também foi convidado pelo Diretor do Iberoamerican Observatory of Health and Citizen, José Manuel Peixoto Caldas, para se tornar membro do observatório da Universidade do Porto como editor Interuniversitário da revista acadêmico-científica Iberoamerican Journal of Health and Citizenship.

Este observatório é composto por acadêmicos, pesquisadores e formuladores de políticas e tem como objetivo criar um lugar de relacionamento, formação, reuniões e diálogo para pós-graduação e, no setor político, reforçar a perspectiva Ibero-Americana sobre as identidades culturais e de cidadania no campo da saúde.

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7554.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria