UFPB firma parcerias com o Movimento LGBT+ de João Pessoa

ImprimirImprimir

A UFPB firmou três parcerias com o Movimento LGBT+ de João Pessoa, em reunião realizada na tarde de 5 de setembro, na Ouvidoria da instituição, no Campus 1, em João Pessoa. Participaram a vice-reitora Bernardina Freire, o professor do curso de História da UFPB e vice-coordenador do Movimento do Espírito Lilás (Mel) Eduardo Guimarães, o presidente do Movimento de Bissexuais de João Pessoa (Movbi) Joebson Silva e o secretário e o tesoureiro do Mel, Antônio Andrade e Luciano Vieira, respectivamente.

 

A universidade sediará a mesa de abertura do 1° Seminário Nacional de Bissexuais, na noite do dia 22 deste mês, a partir das 18h, no Cine Aruanda, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA). O evento tem o intuito de discutir a conjuntura politica atual para o segmento e o avanço da violência contra a população LGBT em geral. A partir dessa data, a TV UFPB vai veicular vídeos promocionais da 16° Parada LGBT+ de João Pessoa, que ocorre no dia 24, na orla da praia de Cabo Branco, com o tema “Resistência é close”. A concentração será em frente ao Sesc do bairro, a partir das 16h. Além disso, até novembro, a Editora UFPB vai lançar fotolivro sobre os 25 anos do Movimento LGBT de João Pessoa.

 

A programação do 1° Seminário Nacional de Bissexuais, que segue até o dia 23, no Centro de Atividades Padre Juarez Benício (Cejube), localizado no bairro Colinas do Sul, em João Pessoa, será composta, ainda, de debates sobre a aplicação de políticas públicas no contexto local, regional e nacional; tipificações, intersecções e manifestações da bifobia (aversão a bissexuais) e acerca do avanço da violência contra toda a população LGBT. Momento cultural e dinâmica de acolhimento também estão planejados.

 

Já a 16° Parada LGBT+ de João Pessoa deve seguir até o Busto de Tamandaré, também em Cabo Branco, completando um percurso de quase dois quilômetros. Três trios elétricos estão confirmados. A principal atração, até agora, é a drag queen e dj July Mermaid. A organização espera um público de até 40 mil pessoas. O evento tem o apoio, ainda, da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e do Shopping Tambiá. Imagens do evento comporão o fotolivro a ser editado pela UFPB.

Fonte: 
ACS | Pedro Paz
Compartilhar: