UFPB inaugura Sala de Concertos Radegundis Feitosa

Um grande concerto com grupos de metais vai marcar nesta sexta-feira (9), às 17h, a inauguração dessa Sala. Primeira do gênero na Paraíba, a sala está instalada no complexo de edifícios do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba, Campus de João Pessoa. Também está programada a posse dos diretores de Centro recentemente eleitos na UFPB.

Consta na programação a apresentação dos grupos Brassil, Paraibones, PB Brass e Quarteto de Trombones. Em seguida, se apresenta orquestra formada especialmente para a ocasião, tendo como componentes professores, ex-professores, alunos e ex-alunos do Departamento de Música (DeMus) e do Departamento de Educação Musical (DEM).

Cantores dos coros Villa-Lobos, Sonantis e Gazzi de Sá integrarão o coral que acompanhará a orquestra. Após breve cerimônia, o concerto prosseguirá com a apresentação de solistas e grupos musicais da UFPB, como Quinteto da Paraíba, JP-SAX, Iamaká, Coral Universitário Gazzi de Sá e Banda Sinfônica José Siqueira.

Homenagem

A Sala de Concertos Radegundis Feitosa faz parte do projeto de expansão física da Universidade Federal da Paraíba. A sala será a sede da nova Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB), que está sendo formada no CCTA.

Projetada pelo arquiteto Andrey Câmara e pelo engenheiro Francisco Pereira Júnior, a sala foi criada especificamente para a realização de apresentações musicais. O ambiente possui palco com capacidade para orquestra e coro, fosso orquestral para realização de óperas e balés, além de cabines de gravação. A capacidade de público é de 300 espectadores.

A denominação da Sala de Concertos é uma homenagem a um dos maiores músicos paraibanos, o trombonista Radegundis Feitosa, que faleceu num acidente automobilístico em 2010. Ele era professor do Departamento de Música da UFPB e um dos responsáveis pelo processo de idealização e construção do ambiente.

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho