UFPB inaugura sala e sedia lançamento de livro de Hermano José

Ex-professor da UFPB e considerado um dos maiores artistas plásticos da Paraíba, Hermano José será homenageado nesta quinta-feira (26) com a inauguração da Sala Hermano José, na Biblioteca Central da instituição.

A homenagem ocorrerá às 17 horas, no 2º andar da Biblioteca Central do campus I, e contará com a presença da Magnífica Reitora, Dra. Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, entre outros.

O evento terá Salvador de Alcântara e Peladio como atração cultura e, além da inauguração da Sala que leva seu nome, haverá o lançamento de seu livro ‘Anotações no Tempo’.

Hermano José

Reportagem de Rômulo Jefferson na revista institucional da universidade ‘UFPB em Revista’, nº3 (p.23), aponta que “aos 91 anos de idade e ainda na ativa com a produção de artigos jornalísticos sobre a cultura paraibana, Hermano se preocupa com a preservação de seu acervo que, nas palavras dele ‘não é lá grande coisa e não é mérito seu, apenas uma parte da história da Paraíba produzida aqui’, diz deixando claro assim, o seu desejo de preservar a nossa cultura, como sempre fez.”

Assim preocupado, Hermano José doou, post-mortem, todo seu acervo artístico/cultural e sua casa à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a quem caberá portanto a guarda e o zelo pelas doações.

Ainda segundo a reportagem da ‘UFPB em revista’, Hermano José diz que “ainda existe esperança”, : “Citando algo que ainda lhe dá esperança, ele disse acreditar na juventude que foi para as ruas em uma onde de protestos que tomaram o Brasil nos últimos meses. ‘Ela despertou de repente e fez coisas que a juventude passada não fez. Ainda existe esperança nessa juventude que tomou conhecimento de que precisa fazer alguma coisa nessa humanidade que está muito ruim.’”

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)