UFPB inaugura seu primeiro parklet

A reitora Margareth Diniz inaugurou, em 17 de julho, o primeiro parklet da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O local, concebido como espaço de promoção da leitura e de interação social, está situado na área externa do Curso de Psicopedagogia, no campus I.

O projeto foi criado pelas designers de interiores Carla Lucena e Andreia Gonçalves, inspirado nos parklets surgidos em San Francisco (EUA) em 2005 e incorporados no Brasil desde 2012, O local, antes utilizado como estacionamento, tornou-se um ambiente multifuncional. Na criação, foram empregados materiais de reciclagem, como pneus e paletes.

“A ideia é oferecer uma mini-praça às pessoas, com a oportunidade realizar leituras e de conviverem, na contramão da agitação da vida urbana”, explica Carla. As idealizadoras agora solicitam aos apoiadores do projeto que troquem ou doem livros, como fez a reitora da UFPB, com a entrega de mais de 40 exemplares ao parklet. “Convidamos a comunidade universitária a usufruir e participar ativamente desse espaço, que foi pensado para todos nós”, complementa Andreia.

Sobre o projeto pioneiro na instituição, o coordenador do Curso de Psicopedagogia do Centro de Educação (CE), Éder Dantas, diz que, além do benefício do estímulo à leitura e à interação, o parklet será utilizado também para a realização de eventos culturais.

Parklets

Os parklets são, originalmente, espaços destinados à vaga de um carro que passaram a ser ocupados com a elaboração de um espaço mais agradável para uso das pessoas. Hoje, essas pequenas áreas urbanas de convivência não se limitam mais às vagas de estacionamento para veículos nas ruas das metrópoles. Avançam sobre outros territórios, em cidades de qualquer porte, nos quais seja possível construir espaços públicos para melhorar a qualidade de vida de seus frequentadores.

ACS | Rita Ferreira