UFPB inscreve para Pós-Graduação em Biodiversidade

As inscrições podem ser feitas de 10 a 14 de fevereiro, de segunda a sexta-feira das 8h às 14h na Secretaria do PPGBio, no Centro de Ciências Agrárias, em Areia

O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade da Universidade Federal da Paraíba (PPGBio/UFPB) recebe inscrições para 15 vagas oferecidas no processo seletivo de mestrado para o 1º semestre de 2014. Poderão participar do processo os candidatos graduados em Ciências Biológicas, Ecologia, Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Engenharia Florestal, Ciências Ambientais e áreas afins.

As inscrições podem ser feitas no período de 10 a 14 de fevereiro, de segunda a sexta-feira das 8h às 14h na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, no Centro de Ciências Agrárias (CCA), Prédio Ecologia Vegetal, Campus II em Areia Paraíba.

Os candidatos residentes fora da Paraíba poderão se inscrever por correspondência registrada, via Sedex, obrigatoriamente acompanhadas de Aviso de Recebimento (AR), com data para a postagem de todos os documentos respeitando a data limite de 12 de fevereiro. As inscrições postadas e não recebidas até a data da homologação das inscrições 17 de fevereiro, serão desclassificadas automaticamente.

O processo seletivo para o curso de Pós-Graduação em Biodiversidade será realizado em quatro fases: prova escrita e eliminatória de conhecimento da área, com nota mínima sete e peso 4,0 e duração de quatro horas; avaliação do Currículo Lattes com peso dois;  prova de conhecimentos (escrita) onde os cadernos de resposta não são identificados nominalmente e sim por códigos numéricos fornecidos pela Coordenação do Programa, de modo a impedir a identificação dos candidatos por parte dos examinadores; e defesa do anteprojeto com peso três.

Para a inscrição, o candidato ou procurador legalmente constituído  deve apresentar requerimento  dirigido ao Coordenador da Pós-Graduação, formulário de inscrição devidamente preenchido e anexado com duas fotos 3×4, cópias autenticadas da carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), título de eleitor, passaporte(estrangeiros), quitação com o serviço militar (masculino),  diploma de graduação, histórico escolar da graduação e para alunos concluintes declaração emitida pela coordenação do curso – com previsão de término da graduação antes do início do  mestrado PPGBio em 2014.

Ainda são requisitos para a inscrição os seguintes documentos: Currículo Lattes; diplomas dos cursos de graduação obtidos em outros países; carta de aceitação do orientador; duas cartas de referência de professores da instituição onde o candidato se graduou e anteprojeto de dissertação assinado pelo candidato e pelo docente que conceder a carta de aceite ao mesmo.

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia tem uma única área de concentração, Biodiversidade, que abrange duas linhas de pesquisa: Diversidade de espécies e ecossistemas e Uso e Conservação da biodiversidade que representam uma seguência de temáticas visando conhecer a distribuição da biodiversidade, bem como os padrões e processos associados a conservação e ao seu uso sustentável.

O resultado da seleção será divulgado no dia 28 de fevereiro na pagina eletrônica do Centro no endereço eletrônico www.cca.ufpb.br.  As matrículas ocorrerão no período de 10 a 14 de março e as aulas começam no dia 17 de março.

Outras informações e esclarecimentos no Edital de Seleção nº1/ 2014 do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade no Campus de Areia ou pelo telefone (83) 3362-02300.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo