UFPB integra Fórum de Proteção ao Rio Gramame

A Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, participou nesta terça-feira (24), no auditório do Ministério Público da Paraíba (MPPB), do lançamento oficial do Fórum de Proteção do Gramame. Durante o evento, um termo de cooperação técnica foi assinado pelas instituições integrantes do projeto.

O fórum terá a missão de reunir órgãos públicos, empresas e associações que se disponibilizem a contribuir com o projeto de revitalização do Rio Gramame, visando o diagnóstico ambiental de suas bacias e também do Rio Abiaí, as quais abastecem a região metropolitana de João Pessoa.

A UFPB através do trabalho dos professores e suas pesquisas tem viabilizado o estudo que vai diagnosticar o melhor tratamento para o Rio Gramame. “É a universidade chegando à comunidade, fazendo seu papel de prestar serviço acadêmico e científico à população,” relatou a Reitora.

Durante a abertura do Fórum, a professora Ilda Toscano, do Departamento de Química da UFPB, apresentou dados iniciais de pesquisas e a proposta para o diagnóstico e monitoramento ambiental das bacias dos Rios Gramame e Abiaí, no sentido de criar uma base de dados sobre os principais problemas que estão interferindo na qualidade da água que abastece a Grande João Pessoa.

Compõem o Fórum de Proteção do Gramame os seguintes órgãos e entidades: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), MPF/PB, MPPB, Ministério Público do Trabalho (MPT), Secretaria de Meio Ambiente do Município de João Pessoa (Semam), Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Rumos Empreendimentos Ambientais, Fundação Parque Tecnológico, Agro Industrial, Coteminas e Cotel.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)