UFPB oferece 330 vagas para Transferência Escolar Voluntária

A Coperve divulgou edital de inscrição para alunos dos cursos de graduação de outras Instituições de Ensino Superior para ingresso no PSS 2012.2

A Comissão Permanente do Concurso Vestibular (COPERVE) divulgou edital sobre as inscrições ao Processo Seletivo – 2012.2 de 330 vagas para Transferência Escolar Voluntária - PSTV, de alunos de cursos de graduação de outras Instituições de Ensino Superior, para ingresso, no segundo período letivo de 2012, em cursos presenciais nos campi de João Pessoa, Areia, Bananeiras e Litoral Norte (Mamanguape e Rio Tinto) e de 12 polos de Educação a Distância da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Os alunos interessados devem ser ligados a instituições de ensino superior, legalmente reconhecidas ou autorizadas, e o candidato tem que estar regulamente matriculado em um curso de graduação de outra instituição superior de ensino, pública ou privada, e ter cursado no mínimo 300 horas-aulas, sem reprovação, e não pode ter ultrapassado 50% da duração do curso.

As vagas oferecidas são para cursos de graduação nos quatro Campi da instituição: João Pessoa, Areia, Bananeiras e Santa Rita com 206 vagas. No Campus IV Litoral Norte (Mamanguape e Rio Tinto) são ofertadas 59 vagas. Já nos 12 polos de Educação a Distância (UFPB Virtual) são disponibilizadas 65 oportunidades.

No ato da inscrição o candidato deve preencher o formulário da Coperve que estará disponível no endereço eletrônico www.coperve.ufpb.br, a partir das 19h do dia 4 de julho até às 23h59 do dia 8 de julho, e apresentar a seguinte documentação: cópia da Guia de Recolhimento da União (GRU) junto ao Banco do Brasil no valor de R$ 50,00 quitada até 9 de julho; declaração da instituição de origem, com data de fevereiro de 2012; histórico escolar atualizado; cópia autenticada do RG e uma foto 3×4 recente.

No caso de candidato de instituição estrangeira, deve apresentar comprovante de que ela é reconhecida por órgão competente no país de origem; no caso de candidato estrangeiro, cópia autenticada da cédula de identidade de estrangeiro, expedida pela Polícia Federal.

A pessoa com deficiência poderá requerer atendimento especial para a realização das provas, devendo encaminhar à COPERVE, até 10 de julho de 2012, requerimento na forma do Anexo 02 deste Edital, solicitando o atendimento especial de que necessita acompanhado de laudo médico, original ou cópia autenticada, expedido nos últimos 12 meses, atestando a espécie e o grau ou o nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças – CID.

Os candidatos concorrentes às vagas do PSTV ainda se submeterão a uma prova objetiva de Língua Portuguesa que será realizada no dia 29 de julho, das 9h às 11h, no Centro de Tecnologia (CT), Campus I da UFPB, em João Pessoa. A divulgação do local (sala/carteira) será feita a partir do dia 24 de julho, no endereço eletrônico da Coperve.

Ainda de acordo com o edital nº 26 da Pró-Reitoria de Graduação, o candidato inscrito para curso de Música – Bacharelado, Música – Licenciatura, ou Artes Visuais deverá se submeter a uma prova de conhecimento específico, de caráter apenas eliminatório que vai acontecer no dia 27 de julho com início às 8h, nas coordenações dos respectivos cursos.

O edital esclarece também que o candidato poderá optar por dois cursos de uma mesma área de conhecimento, que tenham afinidade com o seu curso de origem.

Outras informações e esclarecimentos no endereço eletrônico www.coperve.ufpb.brclicando no link PSTV, ou pelo telefone; (83) 3244-1580.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo