UFPB oferece estágios para a melhoria da Educação Básica

Esse programa de estágio é desenvolvido pela PRG, por meios de convênios firmados entre a UFPB e Secretarias Municipais e Estadual de Educação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Secretaria de Educação do Estado   uniram esforços para a melhoria da Educação Básica. O resultado é a criação do Programa de Melhoria da Educação Básica – PROMEB/UFPB 2013 que é um programa de estágio vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da Educação Básica e Superior da Paraíba, por meio de convênios firmados entre a UFPB, Secretarias Estadual e Municipais de Educação.

De acordo com o Edital nº 3 da Pró-Reitoria de Graduação e Programa de Melhoria da Educação Básica, baseado nas Resoluções nº 8/2013 do Conselho Universitário (CONSUNI) e a de nº48 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), os projetos deverão ser inscritos na Coordenação do PROMEB, por meio do preenchimento de formulário de inscrição e entrega da cópia impressa e digital de segunda-feira (10) até sexta-feira (14).

Serão contemplados neste edital os seguintes cursos: Letras – Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Ciências Biológicas e Pedagogia.

Ainda de acordo com os editais, os professores coordenadores dos projetos aprovados pelo PROMEB deverão orientar os estagiários no Instituto de Ensino Pesquisa e Extensão da UFPB (INEPE).

O PROMEB 2013 tem os seguintes objetivos: proporcionar aos estudantes de cursos de Licenciaturas, especificadas neste Edital, a prática pedagógica a ser desenvolvida em seu futuro ambiente de trabalho; minimizar as dificuldades dos alunos do Ensino Médio, propondo interferência direta no processo de ensino e aprendizagem por meio de ações pedagógicas voltadas para a sala de aula de diferentes áreas de conhecimento; propiciar uma efetiva articulação de cursos de Licenciatura com a Educação Básica (Ensino Médio) favorecendo a integração e a parceria da UFPB com a Rede Pública de Ensino Estadual; promover a interdisciplinaridade entre áreas de conhecimento; e definir atividades de intervenção pedagógica nas áreas contempladas por cada projeto, favorecendo a formação do licenciado e a melhoria da qualidade na Educação Básica (Ensino Médio).

Seleção de Estagiários

O Programa dispõe de 800 bolsas para alunos dos cursos de Licenciaturas da UFPB para o período letivo da rede estadual de julho a dezembro de 2013. O número de estagiários bolsistas distribuídos entre as escolas dependerá da necessidade apontada pela Secretaria de Educação do Estado da Paraíba.

As inscrições para estagiários bolsistas começam nesta quinta-feira (6) e se prolongarão ate o dia 14. Pode concorrer o aluno que esteja cursando ou já concluiu o terceiro período de um dos seguintes cursos de Licenciatura: Letras – Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Ciências Biológicas e Pedagogia.

Os alunos da UFPB inscritos para este programa de estágio serão selecionados de acordo com o Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) atestado no Histórico Escolar.  A inscrição vai ser realizada na Comissão de Melhoria do Ensino (CPME) e os candidatos devem apresentar os seguintes documentos: Histórico Escolar; CPF e RG.

A divulgação dos resultados ocorrerá no dia 26 de julho. Outras informações e esclarecimentos na Pró-Reitoria de Graduação no Campus de João Pessoa pelo telefone: (83) 3216-7279; ou pelo endereço eletrônico: www.prg.ufpb.br.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo