UFPB oferece terapias complementares gratuitas para a comunidade

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do “Projeto Cuidar-se”, oferece a estudantes, professores e à comunidade em geral, de forma gratuita, os novos recursos terapêuticos incluídos na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) do Sistema Único de Saúde (SUS). As atividades acontecem de segunda a sexta-feira na Capela Ecumênica do Campus I.

A coordenadora das terapias, professora de Arte Cênica e Educação Popular, Bethania da Silva, explicou que “o principal objetivo é ofertar promoção em saúde visando desenvolver os potenciais saudáveis dos indivíduos, contribuindo para uma melhor condição orgânica, mental e social e assim, promover um estado benéfico de viver das pessoas, e dentro do campo acadêmico, visa oferecer saúde e equilíbrio mental e corporal a todos que constitui a UFPB”.

O “Projeto Cuidar-se” é uma realização do professor da UFPB, Dailton Lacerda, que durante anos trabalhou na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) com extensão universitária na perspectiva da Educação Popular em Saúde e visualizou a importância de um cuidado em saúde integral, e diante disso, apostou nas Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICs).

A ideia do projeto é a busca de um cuidado em saúde integral ou holística, e conta com a participação de terapeutas. “As atividades começaram no mês de junho com Reiki, e desde então já conta com 10 práticas terapêuticas de segunda a sexta-feira”, disse a coordenadora Maria Bethania, acrescentando que os atendimentos individuais e coletivos ocorrem com estudantes, professores e servidores da UFPB e a comunidade em geral.

“Está sendo muito aprazível com uma excelente resposta de público para todas as terapias, bem como o acolhimento dos órgãos gestores da UFPB. Estamos recebendo uma grande demanda de alunos e professores que nos procuram querendo atendimentos para diversas patologias”, afirma Bethania.

Saiba mais

O “Projeto Cuidar-se” conta hoje com 10 práticas ofertadas e funciona de segunda a sexta-feira com as seguintes Terapias Alternativas:

Segunda-feira – 14h às 15h30 - apoio aos Alcoólicos Anônimos (A.A), com a coordenação do servidor Paulo Cesar;

Terça-feira – 8h30 às 11h – ThetaHealing, com a terapeuta Rosângela Chaves; e das 14h às 17h - Constelação Sistêmica Familiar, com as terapeutas Vilamaria Fernandes e Heloisa Donato;

Quarta-feira – 6h30 às 8h30 - Tai Chi Chuan;

Quinta-feira – 9h às 11h – Biodança, com o terapeuta Luis de França; e das 14h30 às 17h30 - Florais de Bach e Flor do Sol, com as terapeutas Maria Bethania, Paula Melo e Maria do Socorro;

Sexta-feira – 6h30 às 8h30 - Tai Chi Chuan; das 8h30 às 11h - Cura Prânica, com a terapeuta Maria do Socorro; e das 14h às 17h - Reiki.

Informações e detalhes na Coordenação de Educação Popular da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC); pelo telefone (83) 3216-7793; ou na Capela Ecumênica, próximo ao Centro de Vivência, no Campus I.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo