UFPB participa da criação da Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde

O professor José da Paz Oliveira de Alvarenga, coordenador do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) representa a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no I Encontro da Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde, realizado pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB), nesses dias 25, 26 e 27 de abril.

O principal objetivo do evento é reunir as instituições de pesquisa e de ensino superior do País que participam da Rede Ibero-americana de Universidades Promotoras de Saúde (Riups) para a fundação da Rede Brasileira (Rebraups). No encontro, também estão presentes representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Na tarde de ontem, 25, ao compor a mesa redonda Criando Asas e Construindo o Futuro da Rebraups, o docente fez exposição intitulada UFPB - Fortalecendo a Cultura das Universidades Promotoras de Saúde. “Pude apresentar as ações e estratégias desenvolvidas pela nossa universidade, notadamente pelo NESC, na perspectiva da promoção da saúde. Foi uma importante defesa para a integração da UFPB á rede brasileira e sua inserção na rede Iberoamericana”, relatou José da Paz.

As atividades de hoje, 26, encerram-se com o momento oficial das certificações de ingresso dos novos membros na Riups, entre eles a UFPB, que solicitou adesão no início deste mês. Em seguida, ocorrerá o lançamento da Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde (Rebraups).

Amanhã, dia 27, os representantes das universidades que compõem a Rebraups se reúnem para pactuar a metodologia, a agenda de trabalho e a identificação dos eixos da nova entidade.

ACS | Rita Ferreira. Fotografia: UnB.