UFPB participa da Décima Primeira Semana Nacional de Museus

Museus da Cultura Popular Paraibana, Campus de João Pessoa, e o do Brejo Paraibano, Campus de Areia, celebram o Dia Internacional dos Museus

Os museus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - o da Cultura Popular Paraibana, em João Pessoa, e o do Brejo Paraibano, em Areia - estão participando da Semana Nacional de Museus, que celebra o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio. Neste ano, a sua 11ª edição ocorrerá de 13 a 19 deste mês, quando instituições museológicas promovem eventos em torno do tema Museus (memória + criatividade) = mudança social. O evento convida a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o assunto.

“Em 2013, 1240 museus e organizações culturais estão participando da 11ª Semana, promovendo 3.911 atividades, oportunidade rica para fazer uso da memória e exercitar a criatividade em busca das mudanças sociais que desejamos”, destaca a nota de abertura do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Dentro da programação da semana na UFPB, o Museu da Cultura Popular no prédio da Reitoria, realiza até o dia 24,  a exposição sobre animais utilizando barro como matéria prima, da artesã Maria das Dores de Oliveira, conhecida por Maria dos Bichos.

Em Areia, as atividades da Semana no Museu do Brejo Paraibano serão realizadas até sexta-feira (17), com palestras nas escolas, principalmente as da zona rural. Serão promovidas atividades junto aos professores incentivando a visitação dos alunos ao museu durante todo o ano.

Sobre Maria dos Bichos

Maria das Dores de Oliveira, conhecida pelo cognome de Maria dos Bichos, dada a sua habilidade em confeccionar animais, utilizando o barro como matéria prima, a exemplo de sua irmã Felismina Santana da Conceição, fez parte da Cooperativa Artesanal Mista de Patos, espaço que lhe proporcionou um progresso em termos artísticos, não apenas no aprimoramento através dos cursos ministrados, mas principalmente, por conta das inúmeras exposições, realizadas em diversas partes do país. Em 1979, o professor da Universidade Federal da Paraíba, Osvaldo Meira Trigueiro, conseguiu sensibilizar os membros do Centro Cívico João Pessoa e a Presidente da Associação dos Professores no Colégio Estadual de Patos, época em que era dirigido pelo professor Manoel Messias do Nascimento, no sentido de que inserissem na Primeira Semana Folclórica da Cidade, a mostra dos trabalhos de Maria dos Bichos, o que resultou em grande repercussão no meio estudantil da região das Espinharas. Por conta da importância do acervo, o referido docente conseguiu viabilizar o encaminhamento das peças para a UFPB, onde passou a figurar em uma exposição permanente.

Na Paraíba, Maria dos Bichos, artista natural de Patos, se destaca pela originalidade dos seus trabalhos e pela grande espontaneidade do seu imaginário, no qual os animais têm um espaço de relevo. Onças, cavalos, cachorros, porcos, bodes, elefantes, cobras ocupam um lugar privilegiado na sua galeria, onde também aparecem as figuras do boiadeiro e do cangaceiro. O trabalho da artista não tem refinamentos técnicos e muitas vezes a pintura tosca de um elemento avança sobre outro. Mas se a fatura não é apurada no acabamento, o brutalismo formal das peças ganha em expressividade e faz de Maria dos Bichos uma artista singular entre as ceramistas populares brasileiras.

Museu do Brejo Paraibano

O Museu do Brejo Paraibano, também conhecido como Museu da Rapadura, desafia o processo de esquecimento e abandono dos engenhos brejeiros, patrimônio cultural de grande importância para a região. O projeto busca pesquisar, preservar e difundir para as gerações presentes e futuras as referências da história do brejo paraibano, com ênfase na cultura da cana-de-açúcar e na produção tradicional de seus derivados, em especial a rapadura. O acervo é constituído pelo núcleo de uma casa-grande e engenho dos primórdios do ciclo da cana-de-açúcar e produção da rapadura, cachaça e açúcar mascavo, típicos da região. A casa grande abriga exposições de objetos e documentos revelando a convivência interna, as relações sociais e de trabalho e o processo de ocupação da terra. Na unidade fabril, o engenho está em exposição, mostrando as diversas fases do processo produtivo, o que levou o espaço a receber o nome popular de Museu da Rapadura.

O Museu do Brejo Paraibano está em uma área de dois hectares, no campus da Universidade Federal da Paraíba, no Centro de Ciências Agrárias, e conta ainda com a bagaceira do engenho, jardins, pomar e pequeno açude. Também fazem parte do museu uma biblioteca especializada em cana-de-açúcar e um arquivo documental à disposição da comunidade para pesquisas.

Mais informações pelos telefones: (83) 3362-2300, em Areia; (83) 3216-7070, em João Pessoa.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo