UFPB participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O tema principal da edição 2012 será “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”; a programação será desenvolvida até sexta-feira (19)

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O tema principal da edição 2012 da SNCT será “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza” e foi escolhido porque foram os principais assuntos da Conferência Rio + 20, evento de grande importância organizado pela ONU, que ocorreu no Brasil, em junho de 2012.

Na UFPB, toda a programação será desenvolvida desta segunda-feira (15) até sexta-feira (19). O evento é coordenado em todo o estado pelo Programa de Ação Comunitária (COPAC), órgão ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC), da Universidade Federal da Paraíba.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Paraíba será aberta nesta segunda-feira (15), às 19h, no Centro de Formação Musical Ernani Veiga Pessoa no município de Santa Luzia. Os palestrantes serão: o responsável pela coordenação local, Professor Paulo Maia Araújo; do coordenador no Estado, servidor Fernando Augusto Medeiros; e do representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ignacio Hernán Salcedo, diretor do Instituto do Semiárido (INSA).

Entre as ações programadas está também o VI Círculo de Palestras no Auditório da Reitoria que enfocará temas como: Literatura de Cordel, com o professor Ivaldo Nóbrega, no dia 16, às 8h30; Como fazer gestão ambiental na sua escola?, com a professora Sabrina de Melo, no dia 17 de outubro, às 8h30; e finalizando o ciclo o tema ” Meio Ambiente e Sustentabilidade (Rio+20)”, com Júlio César Macedo, da Rede de Educação Ambiental (REA) da UFPB. As palestras são direcionadas a alunos do ensino Médio e Fundamental.

A SNCT na UFPB inclui ainda a palestra “Violência na Escola” com Maria Senharinha Soares Ramalho, do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil na Paraíba (FEPETI_PB), nos dias 15, 16 e 18, na Sala de Reuniões da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, a partir das 14h, e no dia 19 de outubro, às 9h e 14h, respectivamente, dedicada a alunos do Ensino Fundamental do 8º e 9º anos.

Será realizado também o minicurso “Alfabetização e Letramento” com a Técnica de Ensino Bernardina Silva de Carvalho, nos dias 16 e 17 de outubro, a partir das 9h, dedicado a estudantes de Escolas de Formação de Professores, na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC).

A programação conta ainda com o 7º Circuito do Conhecimento que tem como finalidade mostrar a alunos de escolas estaduais e municipais as diversas atividades que são desenvolvidas na UFPB pelos laboratórios e ouros setores.

Segundo a produtora Cultural, Denise Morais, um dos objetivos da semanaé divulgar a ciência e a tecnologia para os alunos. “As escolas precisam chegar às universidades e vice-versa. Através do evento o estudante passa a conhecer melhor o fazer ciência na instituição”, afirmou.

SNCT

A Semana é realizada, desde 2004, no mês de outubro, em todo o Brasil. Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, sobre temas e atividades de C&T. A coordenação nacional é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis).

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo