UFPB participa de audiência pública na ALPB nesta quarta, 25

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) promove nesta quarta-feira, 25 de outubro, às 11h, no Plenário da casa, Audiência Pública para discutir a redução de recursos destinados às Universidades e Institutos Federais de Educação e a manutenção do financiamento público do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação. O debate ocorre no dia nacional de mobilização, conscientização e apoio à ciência e ao ensino superior público, gratuito e de qualidade - o Dia C da ciência brasileira.

A proposta de realização da Audiência Pública é do deputado estadual e presidente da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente, Jeová Campos. “As universidades federais e os institutos federais de ciência e tecnologia do país estão prejudicados em razão dos contingenciamentos dos recursos financeiros orçamentários pelo governo federal, fato que compromete a regularidade do ensino superior gratuito e de qualidade e a ciência e tecnologia. Isso vai impactar de forma muito negativa o nosso país. Precisamos nos unir em defesa da preservação da ciência e tecnologia no Brasil e essa audiência é um passo neste sentido”, disse o parlamentar.

Participarão do evento, representantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

A reitora em exercício, na UFPB, Bernardina Freire reitera o convite do deputado para a participação da comunidade universitária na audiência. “É importante nos unirmos em torno do debate sobre a situação geral da universidade brasileira. Esperamos a presença de nossos estudantes e servidores, docentes e técnicos, e também de suas entidades representativas: Adufpb, Sintespb e DCE”, reforça a gestora.

ACS | Rita Ferreira