UFPB participa de eventos do Grupo Coimbra em MT

A reitora da UFPB Margareth Diniz participou da X Assembleia Geral e do IX Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), realizados no campus sede da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.

Durante a semana de 23 a 27 de outubro, os eventos reuniram representantes de universidades e organizações acadêmicas de todos os Estados brasileiros e de 34 países dos cinco continentes em torno do tema Internacionalização da Educação Superior no Contexto das Mudanças Políticas e Econômicas Mundiais.

Relatos de experiências bem sucedidas, os contextos de crises econômicas e políticas, o financiamento da Educação e a necessidade de mudanças no modelo brasileiro de programas de pós-graduação estiveram entre os aspectos da internacionalização discutidos nas sessões do Seminário Internacional. Paralelamente aos eventos do GCUB, a UFMT promoveu a I Feira Internacional de Instituições de Educação Superior, Pesquisa e Inovação.

Na avaliação de Margareth Diniz, “a internacionalização é fundamental para melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e também da gestão das universidades federais brasileiras. Participar desse evento foi uma excelente oportunidade de networking e de articulação de protocolos de cooperação, nos colocando em sintonia com parceiros de todo mundo, também engajados em elevar a educação superior a um novo patamar”. A reitora estava acompanhada pelo assessor para assuntos internacionais da UFPB José Antonio Rodrigues (foto).

Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

O GCUB foi constituído em 2008 como uma associação de dirigentes de universidades brasileiras, com a missão de promover a internacionalização das associadas por meio de programas de cooperação internacional.

Os programas e projetos do CGCU são destinados a professores, pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação de todas as áreas do conhecimento, para o aprimoramento de seus estudos e de compartilhamento de valores e visões com pessoas de outras culturas. Essa mobilidade também propicia o conhecimento de diferentes sistemas educacionais, de pesquisa e de percursos de formação acadêmica.

ACS | Rita Ferreira, com fotografias de Marinalda Palmeira.