UFPB participa de reivindicações da Andifes feitas ao Ministério da Educação

Com o intuito de melhorar ainda mais as condições de funcionamento das universidades federais e continuar trabalhando para o maior desenvolvimento no ensino e nas pesquisas, bem como na melhoria do trato para com os servidores, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) encaminhou para o Ministério da Educação uma série de reivindicações.

As demandas foram discutidas em reunião realizada em Brasília da qual a reitora Margareth Diniz participou. Segundo ela, no documento enviado ao MEC, uma das primeiras questões abordadas é a continuidade dos projetos acadêmicos e das obras pactuadas e repactuadas entre o Ministério e as universidades.

A reitora também aponta outra pendência que merece destaque: o Programa de Apoio à Pós-Graduação que está diretamente à formação de recursos humanos para atender às demandas do ensino básico, superior e do setor industrial.

Também estão entre os desafios citados no documento, a necessidade de um maior incentivo financeiro e pessoal para o Ensino a Distância e para a assistência estudantil, já que as universidades brasileiras incorporaram parcelas significativas de jovens devido a programas como as cotas.

Outro ponto que consta nas solicitações são questões relativas ao orçamento de 2014 como limites de custeio e capital, e aproveitamento de créditos. Além disso, a necessidade de recursos para o fomento à internacionalização das universidades federais, facilitando à mobilidade acadêmica e os programas de seguranças das dessas instituições.

Nas pendências identificadas ainda está a urgência de realizar um redimensionamento do quantitativo das funções gratificadas e atualizar os valores dessas gratificações.

Abaixo está o documento na íntegra encaminhado pela Andifes ao Ministério da Educação.

Ascom UFPB - Débora Freire