As lições aprendidas pelos municípios e regiões do Brasil e da Itália durante os seis anos de execução do programa de cooperação internacional “Brasil Próximo” serão apresentadas em Brasília no dia 28 de setembro. O seminário “Desafios e Possibilidades da Cooperação Internacional Descentralizada: o legado do Programa Brasil Próximo” organizado pelo governo federal irá fazer um balanço das principais ações de desenvolvimento local viabilizadas pelo programa.
A UFPB estará presente no evento com a participação da professora Liliana Fróio do depto. de Realações Internacionais, que participará do Painel - O papel dos governos locais e dos diferentes atores do território que acontece na próxima segunda-feira (28). O seminário é organizado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. A profa. Liliana trabalhou previamente na Presidência em Brasília, alocada na Secretaria de Assuntos Federativos, e atualmente desenvolve pesquisa sobre a diplomacia de cidades e estados da federação (paradiplomacia).
O Programa Brasil Próximo é resultado de acordos entre os governos brasileiro e italiano para viabilizar projetos entre municípios e regiões de ambos os países. O objetivo é construir uma rede de troca de experiências para fortalecer o desenvolvimento local. Mais de 40 cidades brasileiras e cinco regiões italianas (Umbria, Marche, Toscana, Emilia-Romagna e Liguria) estão envolvidas.
Cooperação descentralizada
Qual o papel de cada governo na promoção de parcerias entre estados e municípios de diferentes países? O que diz a legislação sobre essas parcerias? Quais as linhas de financiamento disponíveis? Estes são alguns dos questionamentos levantados na programação do seminário. Foram convidados especialistas e autoridades políticas do Brasil e da Itália para falar sobre estes assuntos.
Veja a programação na íntegra AQUI.