UFPB participa do ‘Dia das Crianças’ de 500 sem terrinha

Evento vai reunir, desta sexta-feira (12) a domingo (14), meninos e meninas de assentamentos e acampamentos do MST no Lyceu Paraibano

Professores e estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estarão envolvidos em evento que reunirá cerca de 500 crianças de acampamentos e assentamentos da Paraíba, em João Pessoa. Na ocasião, os participantes vão comemorar o ‘Dia das Crianças’ de forma diferente. É que de sexta-feira (12), a domingo (14), meninos e meninas de áreas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) participam do 9º Encontro dos Sem Terrinha, no Lyceu Paraibano, para estudar, brincar e “reafirmar que dia da criança também é dia de luta por reforma agrária popular”, segundo a direção do movimento.

A organização do evento conta com a parceria de professores e estudantes dos campi I (João Pessoa) e IV (Litoral Norte, Mamanguape) da UFPB, notadamente dos cursos de Pedagogia, Medicina, Serviço Social e de Educação Física, além do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), do Grupo Imburana de Danças Populares Brasileiras, da ADUFPB/Seção Sindical do Andes e do Governo do Estado da Paraíba.

No primeiro dia sexta-feira (12), a programação prevê brincadeiras educativas e realização de jogos orientados pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer da Paraíba (LEPEL/UFPB). Após a mística e o ato de abertura às 15h, haverá sessão do ‘Cine Sem Terrinha’ com a exibição do filme ‘Kirikú e a feiticeira’, a partir das 19h. Finalizando o dia vem a ‘Festa Popular do Dia das Crianças’, que ocorre às 21h.

Na continuidade do programa, recheado de alternativas de lazer, esporte, educação e de luta social, no sábado (13) estão previstas oficinas pedagógicas organizadas em parceria com o Observatório de Educação do Campo da UFPB, além de apresentação cultural com o ‘Grupo Imburana de Danças Populares’.

No último dia domingo (14) doEncontro dos Sem Terrinha, o destaque fica por conta do ‘Ato das Crianças Camponesas e Indígenas pela unidade do campo e cidade’, às 9h, na Comunidade Citex, na capital, onde também terá a participação de crianças indígenas potiguaras da cidade de marcação e  a distribuição de cerca de uma tonelada de alimentos produzidos nas áreas da reforma agrária da Paraíba, mostrando que esses mantimentos são livres de agrotóxicos e ideais para o consumo humano.

Mais informações pelos telefones 9302-1636 (Gilmar Felipe); 9161-4979, (Maika Zampier); 9838-7290 (Obede).

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria