UFPB participa do 8º festival que enfoca a cultura japonesa

Evento reúne, neste sábado (21) e domingo (22), diversas atrações culturais e da culinária japonesa na Usina Cultural Energisa no bairro da Torre

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é uma das parceiras do VIII Festival do Japão na Paraíba, que acontece neste sábado (21) e domingo ( 22), na Usina Cultural Energisa em João Pessoa. Organizado pela Associação Cultural Brasil Japão da Paraíba (ACBJ-PB), a oitava edição do evento visa promover a integração entre a comunidade paraibana e japonesa, com temas de interesse com palestras, filmes, exposições, idioma, arquitetura, artes marciais, culinária, entre outros da Cultura Japonesa presentes na capital paraibana.

A programação oferece oficinas de Ikebana, Furoshiki, Origami e Desenho Mangá, ensaio aberto de Taiko, do coro Hatsuhinode e do show cantora e compositora Kana Aoki em apresentação inédita no Nordeste e que vai apresentar músicas japonesas e brasileiras como “O amor viajou” em parceria com Zeca Baleiro.

No sábado (21), também haverá apresentação grupo de Taiko Tatakinan, Jampakoto, Hatsuhino, Kana Aoki, e a consulesa Hitomi Sekiguchi apresentam Paro, Robô Terapêutico; e coquetel com sake.

As atrações do domingo (22) são: palestra sobre Tài-chi chuan; entrevista sobre a trajetória de Kana Aoki; artes marciais (kendô, jiu-jitsu e aikidô); Coro Hatsushinode; duo Xavier/Hiramoto e grupo Tatakinan; e Círculo de tambores da Paraíba, Escola Suzuki e concurso de Karaokê.

“A oitava edição do Festival do Japão na Paraíba é uma iniciativa e realização da Associação Cultural Brasil Japão (ACBJ-PB). Este ano promove a exposição de Furoshiki  oficinas da arte do embrulho com lenços. Trata-se de uma proposta sustentável, pois, através da reutilização, diminui os desperdícios e os impactos ambientais causados pelo uso abusivo e descarte intensivo de papéis de presentes e sacolas plásticas”,  explica a professora da UFPB, Alice Lumi Satomi, integrante da comissão organizadora do evento.

Mais informações na página www.acbjpb.org.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo