A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG), premiará as melhores teses defendidas e aprovadas no último ano, no âmbito dos cursos de doutorado dos programas de pós-graduação da instituição.
A primeira edição do Prêmio PRPG de Teses e do Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses serão realizadas nesta quarta-feira (12), a partir das 17h, no Auditório da Reitoria, no campus I, em João Pessoa.
Ao todo, seis trabalhos serão laureados pelo Prêmio PRPG de Teses. Eles foram examinados a partir de três grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.
Já o Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses, de maior distinção, será concedido apenas aos dois primeiros colocados, de acordo com a indicação das comissões avaliadoras. Venceram os pesquisadores Alexandre Lemos de Barros Moreira Filho e Fellipe Sá Brasileiro.
As condecorações consistirão em certificado para autor, orientador, coorientador (caso haja), curso de doutorado e programa de pós-graduação; auxílio para participação em congresso nacional ou internacional; publicação do trabalho pelo Programa Pró-Publicação de Livros da Editora UFPB; e apostilamento do Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses no diploma de doutor dos respectivos ganhadores.
Para a seleção dos trabalhos, foram considerados os critérios de originalidade; de relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação; e de valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.
O Prêmio PRPG de Teses e o Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses, instituídos pela Resolução N° 05/2017 do Conselho Universitário (Consuni) da UFPB, têm o objetivo de reconhecer as teses de destaque defendidas nos Programas de Pós-Graduação da UFPB e estimular a busca pela excelência na pesquisa científica.
Na ocasião, a pró-reitora de Planejamento Elizete Ventura do Monte prestará homenagem à docente Lenilde Duarte de Sá, que empresta post mortem seu nome ao grande prêmio do dia. Ela foi coordenadora-geral de pós-graduação da UFPB no período de 2012 a 2017.
Confira, abaixo, a lista dos premiados por ordem de classificação:
Alexandre Lemos de Barros Moreira Filho
Tese: Enriquecimento do âmnio com treonina em embriões de frangos de corte. I. Desempenho e morfofisiologia intestinal. II. Efeitos sobre a contagem de Salmonella Enteritidis e microbiota cecal
Orientadores: Patrícia Emília Naves Givisiez (UFPB) e Peter Rudolf Ferket (Universidade da Carolina do Norte/EUA)
Coorientador: Celso José Bruno de Oliveira
Programa de Pós-Graduação em Zootecnia
Fellipe Sá Brasileiro
Tese: Resiliência informacional: modelo baseado em práticas informacionais colaborativas em redes sociais virtuais
Orientador: Gustavo Henrique de Araújo Freire
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Webert Cavalcanti Barros
Tese: A compreensão do letramento científico a partir da análise de TCC do campo jurídico
Orientadora: Regina Celi Mendes Pereira
Programa de Pós-Graduação em Linguística
Ângela Lima Menêses de Queiroz
Tese: Obtenção e caracterização de hidrolisados proteicos de subprodutos do abate de caprinos
Orientadora: Marta Suely Madruga
Programa de pós-graduação em ciência e tecnologia de alimentos
Lidiany Galdino Felix
Tese: Intervenção educativa sobre pé diabético para enfermeiros da Atenção Primária
Orientadora: Maria Júlia Guimarães Oliveira Soares
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Sidney dos Santos Pinheiro
Tese: Treinamento resistido em pacientes com insuficiência cardíaca: Efeito sobre a força muscular respiratória, espessura, mobilidade e atividade mioelétrica diafragmática
Orientadora: Maria do Socorro Brasileiro
Programa de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB