UFPB prepara-se para o 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde

Em reuniões ocorridas ao longo deste mês, membros da comissão organizadora do 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CBCSHS) discutiram detalhes da realização do evento com a reitora Margareth Melo Diniz, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A cidade de João Pessoa foi escolhida pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) para sediar a próxima edição do congresso, programado para o período de 26 a 30 de setembro de 2019, coincidindo com as comemorações dos 40 anos de criação da entidade.

O foco central do CBCSHS tem sido a abordagem das diversas matizes do pensamento social e as diferentes compreensões do processo saúde-doença-cuidado, desde o I Encontro de Brasileiro de Ciências Sociais em Saúde, que marcou o lançamento do congresso em 1993. No ano que vem, o tema será “Igualdade nas Diferenças: enfrentamentos na construção compartilhada do bem viver e o SUS”.

A realização é da Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco, da qual participam os professores da UFPB Pedro Cruz e Eymard Vasconcelos, compondo a comissão organizadora local, com representantes de todas as regiões do País. O 8º CBCSHS recebe apoio das pró-reitorias e dos Centros de Educação (CE), de Ciências da Saúde (CCS), de Ciências Médicas (CCM), de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da universidade. São parceiros, entre outras entidades, as secretarias municipais e estaduais de saúde e as organizações e movimentos envolvidos com Saúde Coletiva na Paraíba.

A comissão organizadora terminará as visitas técnicas aos centros de ensino da UFPB em setembro, com o objetivo de definir os locais para as atividades do evento. A expectativa é receber mais de 1 mil participantes no campus de João Pessoa, na edição de 2019 do CBCSHS.

Os interessados podem acompanhar a programação no site da Abrasco.

ACS | Rita Ferreira. Fotografia principal: Eduardo Vasconcelos