UFPB promove curso de extensão sobre história da bruxaria

ImprimirImprimir

O Núcleo Interinstitucional de Estudos Vikings e Escandinavos (NEVE) realiza de 2 a 19 de maio, no auditório do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (CE/UFPB), Campus de João Pessoa, o “Curso de Extensão: História da Bruxaria”. O curso objetiva fornecer instrumentos analíticos e teóricos para se pensar a construção do fenômeno social e histórico da bruxaria, desde o tempo medieval até os dias atuais.

 

O Curso é promovido pelo Grupo Vivarium da UFPB e NEVE, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (PPGCR), Centro de Educação da UFPB e Centro Acadêmico de Ciências das Religiões da UFPB.

 

As aulas serão realizadas em 8 módulos que acontecerão das 14h às 17h, nos dia 2, 4, 5,10, 11, 12 e 18 de maio. Com uma carga horária de 30 horas/aula, será ministrado por professores dos Cursos do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões (PPGCR) da UFPB: Maria Luciana de Campos, Pablo Gomes de Miranda; Johnni Langer; Andressa Furlan Ferreira; Leandro Villar; Andreia Fernandes Porto; Maria Karina Oliveira Bezerra; Ângela Albuquerque de Oliveira.

 

A programação inclui as seguintes temáticas: “Contos folclóricos islandeses sobre bruxas”; “A bruxa medieval: origens e imaginário”; “Plantas mágicas e simbolismos na bruxaria medieval”; “A produção da manteiga e outros temas folclóricos da bruxaria medieval”; “Trolldómr no Norte da Europa: os espaços da bruxaria no medievo e modernidade escandinava”; “A caça às bruxas na Europa Moderna”; “Ocultismo, bruxaria e satanismo na Europa Moderna”; “A história da Wicca”; e “A bruxaria na literatura dos contos de fadas”. O Curso é coordenado pelo Professor Johnni Langer (PPGC/UFPB) e pela professora Maria Luciana de Campos (PPGL-UFPB).

 

De acordo com o professor Jonhnni Langer, a bruxaria é um dos temas mais difundidos no imaginário ocidental desde a Idade Média. “Ela transcorre pelas artes plásticas, cinema, literatura, quadrinhos, música. A bruxaria faz parte de diversas facetas de nosso cotidiano, de nossos medos e mesmo de nossos valores e crenças”, acrescentou.

 

O curso é presencial e não há pré-requisitos para frequentar os módulos. O certificado será enviado por e-mail somente aos ouvintes inscritos que frequentarem 75 por cento do total do curso.

 

Mais informações a respeito do assunto podem ser obtidas pelos telefones: (83) 98767-4008,  99958-8610.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral
Compartilhar: