UFPB promove dia de bicicletada, caminhada e carona solidária

ImprimirImprimir

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoverá bicicletada, caminhada, caronas solidárias, simulação de problemas de acessibilidade e intervenções urbanas e artísticas para incentivar práticas de mobilidade sustentável nesta quarta-feira (05), no campus-sede, em João Pessoa.

 

Esta é a primeira edição do “Humaniza Federal”, evento de extensão do “Projeto Mobilidade - Dia Mundial Sem Carro”, do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Trama) da UFPB.

 

A ideia surgiu no ano passado, durante a participação do grupo nas ações da Prefeitura de João Pessoa para o “Dia Mundial Sem Carro’”, em 22 de setembro, a convite da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) da cidade.

 

“Com essa experiência, visualizamos a importância de vincular essa temática à UFPB”, conta Giovani Soares, estudante do 9º semestre de Arquitetura e Urbanismo, membro do Trama e um dos organizadores do evento.

 

A segunda edição do “Humaniza Federal”, no próximo ano, já está garantida. O “Projeto Mobilidade - Dia Mundial Sem Carro” foi um dos vencedores da edição deste ano do prêmio Elo Cidadão, concedido pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac) aos melhores projetos de extensão da instituição.

 

O Comitê de Inclusão e Acessibilidade, o Laboratório de Acessibilidade e o Centro Acadêmico de Educação Física da UFPB apoiarão a iniciativa.

 

 

Confira, abaixo, a programação completa:

 

 

7 às 12h - Intervenções

 

Pintura de faixas de pedestre, transformação de parte do estacionamento em uma área de convivência, denominada de “Vaga Viva”, e incentivo à carona solidária, através da classificação dos veículos em bem ocupados ou subocupados, no acesso ao Centro de Tecnologia.

 

9 às 11h - Vivências

 

Simulação de limitações e de dificuldades enfrentadas no dia a dia por aqueles que possuem algum tipo de mobilidade reduzida, como andar em cadeira de rodas e de bengalas ou com óculos de baixa visão.

 

13h30 às 15h30 - Mobilidade e acessibilidade

 

Aplicação de “Multa moral” a condutores, para transformar pedagogicamente cidadãos comuns em “agente de trânsito”. A concentração será na “Vaga Viva”.

 

14 às 17h - Ativa UFPB

 

Bicicletada e caminhada em rota a ser definida, de 3,6 km, com concentração no espaço “Vaga Viva”.

 

17h - Encerramento

 

Conversação e atividade musical na “Vaga Viva”.

Fonte: 
Pedro Paz - Ascom/UFPB | Imagem: Divulgação
Compartilhar: