UFPB promove em janeiro Terceiro Curso de Verão em Farmacologia

No período de 22 a 31 de janeiro acontece à terceira edição do “Curso de Verão de Farmacologia” da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O curso é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (PPgPNSN) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) do Campus I em João Pessoa.

O curso é direcionado a alunos de graduação e/ou recém-formados (um ano desde a colação de grau e que não tenha ingressado em uma pós-graduação) das áreas de saúde e biológicas das cinco regiões do Brasil.

Os participantes irão conhecer uma abordagem teórico prática e investigativa de assuntos relacionados à Farmacologia, que são desenvolvidos no PPgPNSB e que serão a base para a realização da terceira edição desse curso. A teoria permitirá o aperfeiçoamento e a atualização de conhecimento sobre a disciplina, que irá proporcionar a abordagem de metodologias experimentais empregadas e desenvolvidas nos laboratórios de pesquisa do programa, na área de concentração Farmacologia, enquanto a prática se desenvolverá a partir da observação experimental dos fenômenos farmacológicos, constituindo uma base para a aplicação do conhecimento teórico.

Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (PPgPNSB) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), originou-se em 1977, como um curso de Mestrado em Produtos Naturais (Farmacologia e Química), fruto do entusiasmo da mente empreendedora de seu idealizador professor Delby Fernandes de Medeiros, Diretor do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica na época, com o apoio do professor Linaldo Cavalcanti, que era o Reitor da UFPB.

Desde sua origem, apresentou-se como um curso bastante inovador, sendo o primeiro no nível de Pós-Graduação no Brasil a propor uma integração multidisciplinar entre as áreas de Farmacologia e Química, evidenciando a importância da interdisciplinaridade nos estudos voltados para a pesquisa e o desenvolvimento de produtos naturais. Além disso, para suprir a carência de recursos humanos qualificados no país, especialmente na região Nordeste, teve seu corpo docente permanente formado, principalmente, de pesquisadores estrangeiros, oriundos de vários países, como a Índia, Alemanha, Inglaterra, Itália, Polônia e França.

O curso é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos e tem o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPG), Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos (IPeFarM), AR Social e TECFORM Veículos Especiais.

Informações e detalhes no email: cvfarmacologia.ufpb@gmail.com ou na página do facebook. www.facebook.com/iiicv.farmacologia

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo