UFPB promove eventos sobre envelhecimento com saúde

De 17 a 20 deste mês, Campus de João Pessoa sediará o I Congresso de Neuropsicologia do Envelhecimento e o IV Curso e Conferências em Neurociências

Não é só o físico que muda com o passar dos anos. O cérebro também envelhece. Com a maior idade, vêm as alterações emocionais, de comportamento e doenças. Vencer a barreira do tempo e com saúde é um desafio para médicos, psicólogos e preparadores físicos. E essa não é uma tarefa fácil, pois falta qualificação para esses profissionais, atesta o professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UFPB, Bernardino Fernandez Calvo. Ele é um dos coordenadores do I Congresso de Neuropsicologia do Envelhecimento e Demência (CoNeD) e do IV Curso e Conferências em Neurociências (CCNeC).

Os eventos vão ser realizados, de 17 a 20 de julho deste ano, no auditório Milton Ferreira de Paiva, localizado no prédio da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I, em João Pessoa. “É uma oportunidade de acompanhar as pesquisas sobre como o brasileiro está envelhecendo e como superar os problemas de saúde que surgem com a idade”, afirmou o professor. Segundo ele, as grades curriculares das graduações na área da saúde não oferecem disciplinas com aprofundamento nessas questões.

“Esse tipo de qualificação é oferecido na pós-graduação e debatido em eventos como esses que serão realizados pela UFPB, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)”, explicou Bernardino Fernandes. O I Congresso de Neuropsicologia do Envelhecimento e Demência e o IV Curso e Conferências em Neurociências são destinados aos médicos (neurologistas, geriatras e psiquiatras), psicólogos e educadores físicos, além de estudantes (de graduação e pós-graduação) dessas áreas.

Profissionais de oito instituições de ensino do país vão debater sobre transtornos psicológicos e comportamentais, sono e cognição, neuropsicologia e psiquiatria, prevenção, neuroimagem, cuidador, avaliação e diagnóstico neuropsicolígico, medicamentos e cognição e considerações éticas.

Inscrição

A inscrição para os dois eventos pode ser feita pela internet (coned2013.blogspot.com.br). A taxa custa R$ 60,00, para alunos de graduação, R$ 80,00 para estudantes de pós-graduação e R$ 115,00, para profissionais. Outras informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico facebook.com/Coned2013).

Agência de Notícias da UFPB - Mª Cristina Dias