Acontece de 9 a 12 deste mês, no Campus I, e reunirá experiências de autogestão econômica dos trabalhadores, experiências de autogestão, entre outras
De 9 a 12 deste mês, o Campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, vai sediar o IV Encontro Internacional “A economia dos trabalhadores”. O evento será aberto a todo o público. Haverá sessões Plenárias ou Painéis e Mesas de Trabalho baseadas na apresentação de propostas de artigos, Plenária final de discussão e conclusões.
O Encontro Internacional “A Economia dos Trabalhadores” busca colocar em debate estas questões e outras relacionadas com a luta dos trabalhadores e trabalhadoras, nas diferentes perspectivas e contextos nacionais, articulando o mundo acadêmico comprometido com essas lutas e os trabalhadores e militantes sociais.
Também busca conformar assim um espaço de debate que se vem desenrolando, tendo como perspectiva e ponto de partida as experiências de autogestão econômica dos trabalhadores. Empresas recuperadas, experiências de autogestão do trabalho, cooperativas, novos movimentos de trabalhadores sindicalmente organizados, trabalhadores rurais, movimentos sociais, correntes políticas e intelectuais, entre outros temas são desenvolvidos neste Encontro do qual tem participado mais de 20 países.
Temas
Os Eixos de Debate são os seguintes: crítica à gestão capitalista da economia e propostas de autogestão global; a nova crise do capitalismo global: análise a partir da economia dos/as trabalhadores/as; autogestão, balanço histórico: das comunidades tradicionais ao movimento operário; a autogestão na etapa atual: seus problemas e potencialidades; empresas recuperadas, empreendimentos autogestionários dos povos originários, camponeses, e dos movimentos sociais; autogestão e gênero: criando democracia.
E mais: a experiência socialista: crítica, passado e futuro; os desafios da experiência sindical no capitalismo neoliberal global; trabalho informal, precário e servil: exclusão social ou reformulação das formas de trabalho no capitalismo global?; os novos movimentos de resposta à crise econômica global: perspectivas a partir das lutas pela autogestão; os desafios dos governos populares na gestão social da economia e do Estado; a universidade, trabalhadores e movimentos sociais: debate em torno das metodologias e práticas de construção mútua; pedagogia da audogestão.
Este IV Encontro será organizado pela Incubadora de Empreendimentos Solidários – INCUBES, da Universidade Federal da Paraíba, e o Programa Facultad Abierta, da Universidad de Buenos Aires.
O Encontro Internacional “A economia dos trabalhadores”, cuja primeira edição foi realizada em Buenos Aires, em Julho de 2007 com o tema “Autogestão e distribuição da riqueza”, convocado pelo Programa Facultad Abierta da Facultad de Filosofia y Letras da Universidad de Buenos Aires, e coorganizado por instituições acadêmicas, organizações sociais e de trabalhadores da Argentina e de vários países, surgiu como um espaço de intercâmbio entre acadêmicos, militantes e trabalhadores acerca dos problemas e das possibilidades da autogestão e a regeneração de um projeto político, econômico e de sociedade por parte da classe trabalhadora e os movimentos sociais, assim como para debater criticamente as práticas de investigação acadêmica nestes temas.
Com um forte envolvimento na experiência das empresas recuperadas e autogestionadas argentinas, já em sua primeira edição, mas muito mais ainda nas duas edições seguintes (realizadas em Buenos Aires em 2009 e no México em 2011), os debates excederam amplamente o caso concreto da Argentina para uma projeção internacional, que busca nas diversas experiências do conjunto da classe trabalhadora e dos movimentos sociais a regeneração de um projeto econômico, político e social alternativo ao pensamento único do capitalismo global.
Comitê Organizador do evento é composto pelos seguintes órgãos e instituições: Incubadora de Empreendimentos Solidários –INCUBES, Universidade Federal da Paraíba; Área de Estudios del Trabajo del Departamento de Relaciones Sociales de la Universidad Autónoma Metropolitana-Xochimilco y Programa Facultad Abierta de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires, Núcleo de Solidariedade Técnica.
São coorganizadores: Instituto de Filosofía (Cuba), Facultad de Filosofía e Historia de la Universidad de La Habana (Cuba), Centro para la Justicia Global (San Miguel de Allende, México), Programa de Antropología e Historia de la Relación Capital-Trabajo en el contexto contemporáneo, Centro de Estudios Avanzados, Universidad Nacional de Córdoba, Proyecto Argentina Autonomista, Federación Argentina de Trabajadores de Cooperativas Autogestionadas, UNESP/Marília, Núcleo de Apoio às Atividades de Extensão em Economia Solidária – NESOL/USP, e Núcleo de Estudos sobre o Trabalho Humano – NESTH/UFMG.
Programação
Dia 9 de julho, a partir das 19h, abertura oficial presidida pela reitora da UFPB, Margareth Diniz, seguida de apresentação de coral da UFPB e uma homenagem a Hugo Chavez. A partir das 20h, instalação da mesa por representantes do Brasil, Argentina, Mexico, América do Norte, Europa, África e Ásia.
No dia 10, haverá as Mesas Temáticas sobre Crise Global e Resposta dos Trabalhadores; Autogestão e Sindicalismo; Lançamento de vários livros; Conferência sobre A Crise do Capitalismo e as Alternativas para os Trabalhadores;
Dia 11: Mesas Temáticas sobre Fábricas Recuperadas na América do Sul: Resultados de Pesquisas Nacionais; Avanços e Dificuldades nas Experiências de Autogestão; Trabalho Informal e Precário no Capitalismo Global.
No dia 12, Mesas temáticas sobre Trabalho Informal e Precário no Capitalismo Global; e Autogestão e as Novas Formas de Organização do Trabalho; Movimentos Sociais na América Latina e a Retomada do Projeto Socialista.
Mais informações nos endereços: