UFPB realiza “Interfaces Críticas: teoria crítica, ética e técnica”

Evento discute questões acerca da filosofia e temas correspondentes; seminários acontecem de 27 a 29 de novembro, no auditório 412 do CCHLA, Campus I

A Universidade Federal da Paraíba, através do Grupo de Trabalho (GT) de Teoria Crítica e Hermenêutica, promove o “Colóquio Interfaces Críticas – Ano I: teoria crítica, ética e técnica”, que acontece de 27 a 29 de novembro, no auditório 412 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, no Campus I.

Podem participar pesquisadores, estudantes, professores e profissionais, tanto da área de filosofia quanto das ciências humanas. O evento é aberto ao público, sendo pago para aqueles que desejam obter certificado de participação: R$ 10,00 para ouvintes, R$ 25,00 para professores e R$ 20,00 para alunos de Pós-Graduação. As inscrições podem ser realizadas em http://bls1.info/interfacescriticas/?page_id=16.

De acordo com a organização do evento, o objetivo é promover o debate filosófico de questões pertinentes e clássicas da filosofia, tendo como ênfase as interfaces da teoria crítica e o pensamento sobre a técnica contemporânea, como também realizar debates de ideias e troca de experiências com pesquisadores e conferencistas.

Entre os palestrantes, estão os professores Wellistony Carvalho Viana (UFPI), José Tadeu Batista de Souza (UNICAP-PE), Bartolomeu Leite da Silva (UFPB), Jorge Adriano Lubenow (UFPB), Anderson D’Arc Ferreira (UFPB) e Márcio Adriano dos Santos Dias (UEPB).

Mais informações pelo e-mail interfacescriticas@hotmail.comou pelo telefone (83) 3216-7205.

Programação:

Dia 27 de Novembro

18h30 - Credenciamento (Também se dará no dia 28)

19h30 - Abertura oficial do evento.

19h30 - Conferência: A ética da alteridade como crítica à racionalidade ontológica em Levinas.

Prof. Dr. José Tadeu Batista de Souza, UNICAP – PE

20h30 – Mesa-redonda: Aspectos da ética medieval na contemporaneidade

Prof. Dr. Anderson D’Arc Ferreira, UFPB

Dia 28 de Novembro

14h às 17h20 -  Sessão de Comunicações.

(Horários individuais serão divulgados no dia 22 de novembro)

19h - Conferência: Hans Jonas, o dualismo científico moderno e sua superação ética na civilização tecnocientífica

Prof. Dr. Márcio Adriano dos S. Dias, UEPB.

20h30 - Mesa redonda: Teoria crítica da Escola de Frankfurt

Prof. Dr. Bartolomeu Leite da Silva

Prof. Dr. Jorge Adriano Lubenow, UFPB

Dia 29 de Novembro

14h às 17h20 - Sessão de Comunicações.

(Horários individuais serão divulgados no dia 22 de novembro)

19h - Conferência: O monismo integral de Jonas no contexto da filosofia da mente.

Prof. Dr. , Wellistony Carvalho Viana- PPGF-UFPI

20h30 - Encerramento. Atividade cultural.

Agência de Notícias da UFPB - Ítalo Rômany (estagiário)