UFPB realiza curso de Fundamentos de Engenharia de Petróleo

Curso, de 60h, se destina a profissionais e alunos de graduação de todas as áreas interessados em obter conhecimentos básicos sobre engenharia de petróleo

O Laboratório de Combustíveis e Materiais (Lacom) do Departamento de Química, ligado ao Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba (CCEN-UFPB), recebe, até 16 de março, inscrições para o curso de “Fundamentos de Engenharia de Petróleo”. As atividades se destinam a profissionais e alunos de graduação de todas as áreas que tenham interesse em obter conhecimentos básicos sobre engenharia de petróleo.

Com início no dia 16 de março, o curso terá uma carga horária de 60 horas. As aulas serão realizadas quinzenalmente no Auditório do  Laboratório de Combustíveis e Materiais (Lacom), às sextas (8h às 12h e das 14h às 18h) e sábados (8h às 12h e de 14h às 18h). As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de recebimento das inscrições.

O curso tem o objetivo de fornecer conhecimentos básicos de engenharia de petróleo, relacionados à exploração e produção de petróleo, para que os alunos possam utilizar em suas áreas de trabalho.

A metodologia do curso inclui um certificado para o participante que obtiver a frequência mínima de 75% das aulas e todos os alunos receberão apostilas eletrônicas referentes aos assuntos abordados.

Todas as atividades do curso estão a cargo dos professores Raul Rosenhain da UFPB; Luiz de Siqueira Menezes, Petrobrás; Marcela Marques Vieira, Tiago Renovato dos Santos e Amanda Duarte Gondim,  da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);  Nataly Albuquerque dos Santos, UFPB.

Os instrutores vão abordar um programa técnico composto dos seguintes módulos: Geologia de Petróleo; Construção de Poços – Perfuração; Construção de Poços – Avaliação de Formações; Reservatórios; Elevação; Processamento da Produção; Refino; e Impactos Ambientais e SMS Petróleo.

A inscrição está sendo efetuada no endereço eletrônico petroleoufpb@gmail.com  solicitando a ficha de inscrição ou na secretaria do  Laboratório de Combustíveis e Materiais (Lacom) no Centro de Ciências Exatas e da Natureza no Campus I de João Pessoa. Outras informações no telefone (83) 3216 7441.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo