UFPB realiza edição 2018 do Arduino Day

Está tudo pronto. na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para o aniversário de treze anos da plataforma livre Arduino! O Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenharia Elétrica e o Ramo IEEE da UFPB receberão os makers e interessados neste sábado, dia 12 de maio, para a comemoração. É a terceira vez que a UFPB promove esse evento que ocorre simultaneamente em 530 locais no mundo inteiro. Só no Brasil, são 69 eventos programados, conforme disponibilizado no site da plataforma.

O evento é gratuito e aberto a estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior, que podem inscrever-se clicando aqui. Na programação, estão previstas palestras, exposições e workshops, que acontecem das 7h30 às 17h00 nos laboratórios do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) e do Centro de Tecnologia (CT), ambos no campus I da UFPB, em João Pessoa.

O Arduino Day celebra a criação, por Massimo Banzi e David Cuartielles, da plataforma de prototipagem eletrônica que permite o desenvolvimento de controle de sistemas interativos de baixo custo. A Arduino é acessível a todos, não requisitando conhecimentos especializados em eletrônica ou programação. Além disso, o hardware, o software e as bibliotecas que compõem o sistema são open source. Ou seja, podem ser livremente adaptados para diferentes fins.

Confira a AGENDA do Evento:

WORKSHOPS

Introdução ao Arduino Básico – Pet Elétrica / IEEE

ESP 8266 – IEEE

Introdução à Confecção de PCI Dedicada ao Arduino (Shields)

ArduDrones – JoanaCelle Caldas de Melo  e Renato Constantino – CI/UFPB

07:30 - Credenciamento

08:00 – ESP 8266

08:00 - Introdução ao Arduino Básico

11:00  - Palestra: “Do Arduino para o  Mundo” – Celso Padilha – CEO Inovathys

12:00 - Encerramento Manhã

14:00 – Mostra de Projetos

14:30 – ArduDrones

14:30 – Introdução à Confecção de PCI Dedicada ao Arduino (Shields)

ACS | Rita Ferreira, com informações do CEAR.